Governador Romeu Zema dirigiu mensagem à comunidade acadêmica pelos 58 anos de existência da Unimontes (Foto: Fred Magno)

O governador Romeu Zema enalteceu a importância da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no desenvolvimento socioeconômico do Norte de Minas, em mensagem dirigida à comunidade acadêmica pela comemoração dos 58 anos de existência da instituição, completados neste domingo (24 de maio). Na oportunidade, ele também declara “todo apoio” à universidade, que define como “exemplar”.

“Quero desejar meus parabéns à Unimontes, que completa 58 anos. A Unimontes tem sido um agente fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Norte de Minas, uma instituição exemplar que, se depender de mim, terá todo o apoio. Os meus parabéns”, afirma Romeu Zema na mensagem gravada em vídeo.

A Universidade Estadual de Montes Claros resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) –, criada por meio da Lei Estadual 2.615, assinada em 24 de maio de 1962. A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por intermédio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 10 de março deste ano, foram completados 30 anos da publicação do decreto estadual 30.971, que efetivou a estadualização da universidade.

Vice-reitora Ilva Ruas, reitor Antonio Alvimar Souza e governador Romeu Zema, em recente visita do chefe do Executivo mineiro ao Hospital da Unimontes (Ascom)

Com o apoio do Governo do Estado, a instituição incrementa suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com atuação em cerca de 40% do território mineiro. Além do campus-campus, conta com 12 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. A Unimontes já graduou 56.535 profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, de dezembro a 1969 a dezembro de 2019. Atualmente, soma alunos 12.531 alunos nos cursos de graduação regulares (presenciais e a distância), técnico-profissionalizantes e pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu.

São oferecidos 22 cursos de pós-graduação stricto sensu próprios (18 mestrados e quatro doutorados) – recomendados pela Capes/MEC, 57 cursos de graduação presenciais e sete cursos de graduação a distância.

A Universidade também apresenta avanços nas áreas de pesquisa e extensão. Conta com 249 projetos em andamento, 30 grupos de pesquisa constituídos e 120 linhas de pesquisa. Por meio de projetos de extensão, em 2019 foram atendidas 501.783 pessoas em 159 programas e projetos. Por intermédio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), da Unimontes atendeu 254.311 em sua área de abrangência. Com isso, chega-se ao total de 756.094 atendidos pela instituição durante o ano.

A Unimontes se destaca na prestação de serviços de saúde à população, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria, cujo atendimento é gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contando com 151 leitos. Em 2019, o HUCF totalizou mais 572.901 procedimentos médico-hospitalares realizados.

Parceria com o Governo do Estado no enfrentamento da Covid-19

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é parceira do Governo Estadual no enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). As ações são desempenhadas por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria. A unidade é, atualmente, um dos hospitais públicos mais bem equipados de Minas Gerais, sendo classificada como referência no atendimento aos casos graves da Covid-19. A unidade dispõe de 82 respiradores pulmonares na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diversos outros setores e clínicas.

O Laboratório de Pesquisa em Saúde do HUCF foi credenciado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a realização de testes de diagnóstico do Novo Coronavírus. O credenciamento foi efetivado após encaminhamento de proposta pela “Frente Universitária contra a Covid-19”, formada por professores e pesquisadores voluntários, vinculados aos Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Ciências da Saúde e em Biotecnologia da Unimontes.

A expectativa é que o Laboratório do Hospital Universitário inicie os testes para a Covid-19 nos próximos dias, após a chegada dos insumos e reagentes, adquiridos a partir de doações e parcerias. O laboratório do HUCF terá capacidade para a realização de 100 testes do Novo Coronavírus, com os resultados devendo ser liberados em um prazo de 24 horas.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia