Recursos são da ordem de R$ 259,8 mil, com vigência de até 48 meses

A qualidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade Estadual de Montes Claros é, uma vez mais, reconhecida pelas agências de fomento. Três propostas elaboradas por pesquisadores da instituição estão entre as 26 aprovadas para contratação no âmbito do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) – chamada 009/2021 (bolsas de pós-graduação).

O financiamento é por meio do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Coordenador do PCRH no âmbito da Unimontes, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação Carlos Alexandre de Bortolo explica que a vigência é de até 48 meses, já que os três projetos estão vinculados a estudos na pós-graduação Stricto sensu (doutorado).

PROPOSTAS

Uma das propostas contempladas é da professora Carla Chagas Ramalho, mestre em Educação e docente efetiva do Departamento de Educação Física e do Desporto. Com financiamento de R$ 101.987,50, ela desenvolverá o tema “Grupos Femininos em uma Universidade pública do Norte de Minas Gerais e a Educação Crítica”. Carla Chagas é pesquisadora atuante em temas relacionados como Gênero e Sexualidade e Políticas Educacionais.

Vinculada ao Departamento de Comunicação e Letras, a professora Fabiana Cardoso da Fonseca é pesquisadora na área das Literaturas de Língua Portuguesa. A sua proposta para financiamento de bolsa de pós-graduação Stricto sensu contará com recursos da ordem de R$ 78.925,00.

“O Surrealismo na expressão poética de Pablo Neruda e Murilo Mendes” é o título da proposta selecionada pela Fapemig, de autoria da professora Valéria Daiane Soares Rodrigues, do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Unimontes. Mestre em Letras/Estudos Literários, ela está como pró-reitora adjunta de Extensão e atua nas áreas de linguística, produção textual, mídias na educação e temas afins.

“OPORTUNIDADE ÍMPAR” – A sua pesquisa será desenvolvida como doutoranda em Letras/Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para ela, o PCRH é uma oportunidade ímpar para a formação continuada de professores, contribuindo com o desenvolvimento e o planejamento estratégico institucional. Além disso, entende que o doutorado em Letras fortalece a interação entre a Unimontes e a UFU no desenvolvimento de pesquisas conjuntas, com reflexo para as graduações. O recurso a ser financiado pelo PCRH é de R$ 78.925,00, com vigência de 48 meses.

Curso de Geografia da Unimontes comemora 60 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal
HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)