Investimentos, viabilizados pelo Governo de Minas, somam R$ 1, 5 milhão

A Biblioteca Central da Unimontes recebeu uma remessa de móveis e equipamentos que vão possibilitar a melhoria do atendimento aos usuários, além da segurança ao patrimônio. Os investimentos na melhoria do sistema de bibliotecas são feitos pela gestão superior da Unimontes com recursos liberados pelo Governo do Estado de Minas Gerais, destinados   à área educacional. Os equipamentos foram recebidos na última sexta-feira (3/12), no campus-sede.

Ao todo, estão sendo aplicados R$ 1, 5 milhão na compra de mobiliário e equipamentos para o sistema de bibliotecas da Universidade. Desse montante, R$ 553,9 mil foram aplicados na aquisição do material recebido na sexta-feira.

Além do campus-sede, os investimentos contemplam as bibliotecas setoriais instaladas nos demais campi no Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha.

Um dos destaques do mobiliário adquirido são oito armários inteligentes/autônomos. Com os modernos móveis, os usuários terão mais segurança e privacidade ao guardar seus pertences na Biblioteca Central. Os compartimentos dos armários inteligentes serão abertos e fechados pelos próprios usuários, por meio de biometria – substituindo o emprego de chaves.

Além dos armários inteligentes, foram entregues 120 estantes, 400 caixas de aço para organização de periódicos, livros e cinco expositores.

SEGURANÇA E TECNOLOGIA Servidor da Biblioteca Central demonstra como serão os novos compartimentos dos armários inteligentes que serão abertos por meio da biometria

A diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia, explica que o carregamento foi a primeira de quatro remessas de móveis e equipamentos que serão recebidos pela instituição para seu sistema de bibliotecas. Serão recebidas outras remessas de cadeiras, mesas, computadores, televisores e poltronas. Ela destaca que os  móveis e equipamentos recebidos pela instituição atenderão as demandas do sistema de bibliotecas da universidade, que teve o seu acervo bibliográfico atualizado e ampliado, recentemente, com a compra de 6 mil exemplares e de 2,2 mil. Os investimentos na compra de novos livros também foram viabilizados com verbas liberadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

“A aquisição do novo mobiliário resultará na melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços do sistema de bibliotecas da Unimontes”, destaca Roseli Damaso. Ela ressalta que as caixas bibliográficas, por exemplo, possibilitarão melhores condições para organização e armazenamento de livros, revistas, folhetos e obras raras, assegurando a conservação do acervo bibliográfico. A localização dos livros também será facilitada, agilizando o atendimento.

Damaso lembra ainda que foram compradas duas novas catracas eletrônicas, no valor de R$ 9,68 mil. “As catracas eletrônicas garantem mais segurança para os servidores, usuários e visitantes e também para o patrimônio da biblioteca”, enfatiza Roseli.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito