Investimento foi feito com recursos da ordem de R$838.505,45 do Governo de Minas

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) fez uma aquisição de mais 11.241 livros para o Sistema de Bibliotecas, com recursos da ordem de R$838.505,45 liberados pelo Governo de Minas. As obras adquiridas contemplam todas as áreas do conhecimento dos cursos da instituição, que oferece ensino gratuito.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Os novos livros abrangem conteúdos relacionados às áreas multidisciplinar, ciências biológicas, engenharias, linguística, letras e Artes, ciências exatas e da terra, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e ciências da saúde.

Com as novas aquisições, o acervo bibliográfico do Sistema de Bibliotecas da Unimontes alcançou um total de 179,24 mil livros. Também de 14 mil e-books, cuja assinatura também foi viabilizada com recursos do Governo do Estado, da ordem de R$114.710,42, liberados em 2023.

O reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, ressalta que o apoio do Governo de Minas e o dinamismo da Diretoria da Biblioteca Universitária da instituição foram fatores essenciais para viabilizar a aquisição de novos livros, visando atender as demandas da comunidade acadêmica nas diversas áreas do conhecimento.

“A Unimontes agradece ao Governo de Minas, que não tem medido esforços para a manutenção dos recursos destinados à Biblioteca da Universidade, assim como as aquisições anteriores, a nova compra de livros foi feita para garantir a atualização e ampliação do acervo bibliográfico e atender as demandas dos novos cursos de Psicologia (em Montes Claros) e Engenharia Florestal no Campus de Janaúba”, afirma o reitor em exercício.

“A Biblioteca da Unimontes é muito bem equipada com acessibilidade arquitetônica e uma equipe capacitada para atender as necessidades dos acadêmicos e da população em geral, permitindo o acesso às obras literárias e ao conhecimento”, completa o professor Dalton Caldeira Rocha.

“A atualização e a ampliação do acervo bibliográfico das nossas bibliotecas consistem em uma das prioridades da gestão da Universidade, visando facilitar as pesquisas e o acesso ao conhecimento por parte dos nossos alunos”, afirma a diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia.

Ela explica que foram adquiridas obras relacionadas com base nas bibliografias dos projetos pedagógicos dos Cursos (PPCs) dos cursos de Psicologia e Engenharia Florestal. “Houve também o atendimento aos pedidos apresentados pelos professores e coordenadores de cursos”, observa.

O sistema de bibliotecas da Unimontes

Além da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, situada em seu campus-sede, a Unimontes conta com 14 bibliotecas setoriais. Em Montes Claros, são duas bibliotecas setoriais fora do campus-sede, instaladas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT); e no Hospital Universitário HU-Unimontes. As demais unidades funcionam nos campi das regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha.

Caixas com livros são recebidas por servidores da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge. Foto: Divulgação/Biblioteca Central Universitária

Biblioteca virtual

A Unimontes conta com um catálogo online da Biblioteca Virtual da Editora Pearson. O sistema disponibiliza, gratuitamente, o acesso a 14 mil e-books no catálogo online da Biblioteca da Unimontes para 5 mil usuários, abrangendo 40 áreas do conhecimento.

O Sistema de Bibliotecas Universitárias conta ainda com acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que oferece acesso a 49 mil periódicos com textos completos e 455 bases de dados de conteúdo diversos, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência. http://www.periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/

Possui ainda, a  Rede Cafe – Comunidade Acadêmica Federada, com  liberação do acesso a integrantes da comunidade acadêmica da Unimontes, por meio do sistema virtual, também acessível de forma facilitada, de qualquer lugar e  gratuita.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia