A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros anunciou, no dia 24 de setembro, comunicado em que tranquiliza a comunidade acadêmica (docentes, acadêmicos e servidores técnico-administrativos) por meio de análise criteriosa dos procedimentos necessários para uma retomada progressiva das atividades presenciais.

Nesta segunda-feira (28/09), a Gestão Superior da Universidade se reuniu para avaliar os pontos da possível retomada das atividades presenciais, conforme orientação do Governo de Minas Gerais, No dia 23 de setembro, o Governo do Estado anunciou a autorização para reabertura das escolas a partir do dia 5 de outubro, nos municípios incluídos na onda verde, seguindo orientação do Programa Minas Consciente. No caso das Universidades e dos cursos livres, a retomada está liberada para os municípios quem estejam na onda verde e também na onda amarela.

“A Universidade continua viva e dinâmica, seguindo com as pesquisas, com as atividades de ensino de graduação e da pós-graduação. Temos a autorização do Estado para retomar. Mas é importante destacar que também são necessárias a autorização municipal e a implantação de protocolos internos de retomada das atividades de forma segura, tendo como referência diretrizes do Governo do Estado”, destaca o reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

Grupo Gestor da Universidade durante encontro presencial com o reitor e vice-reitora (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

Para o reitor, a Unimontes se pauta pelo cuidado com a preservação da vida e com a saúde das pessoas. “Precisamos manter um menor número de pessoas no campus. As ações preparatórias já vêm ocorrendo juntamente com as comissões especiais do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) que têm trabalhado para apresentação e aprovação pelos conselhos superiores.

Durante a reunião com o grupo gestor, foram destacadas também, seguindo o comunicado da reitoria, que “o retorno presencial, no momento oportuno, será para as disciplinas/módulos envolvendo práticas e/ou estágios que não puderam, de forma parcial ou integral, ser ministradas pelo sistema remoto, de acordo com a avaliação didático-pedagógica destes colegiados didáticos de cursos”.

A pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa reforçou os critérios elencados pelo reitor. Ela afirmou que o retorno das aulas presenciais será gradual, respeitando a situação de cada município onde a Unimontes possui campus, além das condições infraestruturais necessárias para garantir que o mesmo ocorra de forma segura e no momento adequado. “Temos trabalhado com várias possibilidades sempre atentos às prioridades, conforme último comunicado”, destaca. Nessa perspectiva, a previsão é que o último dia letivo seja o dia 7 de dezembro.

HISTÓRICO

Desde o dia 17 de março, por meio da Gestão Superior e dos Conselhos Superiores, a Unimontes trata a situação relacionada ao trabalho e às atividades docentes no sistema remoto, bem como as condicionantes para um possível retorno das atividades.

Para a vice-reitora professora Ilva Ruas Abreu é preciso ter muita tranquilidade. “A gestão superior tem cumprido o cronograma com planejamento, segurança, analisando como deve ser este possível retorno. É preciso tranquilidade. Não tomaremos nenhuma decisão que comprometa servidores, professores e os nossos acadêmicos”, afirma.

O reitor Alvimar agradeceu o empenho e a dedicação dos membros da Gestão Superior que têm trabalhado, apesar da Pandemia do Novo Coronavírus, com tranquilidade, em várias instâncias, com transparência e eficiência, sempre respeitado as instâncias superiores da Universidade e as questões legais.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas