Foi realizado sábado (26/09), no campo de futebol do Centro Universitário Reitor João Valle Maurício, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a final do primeiro Campeonato Virtual de Pipas do Brasil. O evento contou com 245 participantes, recebendo inscrições de Montes Claros e de outras cidades de Minas e do País.

Foto: Gilson Froes

O I Campeonato Virtual de Pipas do Brasil foi o promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte), Grande Oriente do Brasil/MG, Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Inter TV Grande Minas e outros parceiros. No sábado, também ocorreu a premiação dos vencedores, com a presença do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

Foto: Gilson Froes

Os participantes concorreram em seis categorias. Eles fizeram as inscrições e encaminharam foto e vídeo das pipas pelo sistema virtual, por WhatsApp. Também pelo modelo virtual, foi feito julgamento pela comissão julgadora, sendo selecionadas os candidatos 28 finalistas .

A etapa final foi realizada no campo de futebol do Centro Esportivo Universitário da Unimontes, obedecendo todas as regras de distanciamento e medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19).

Foram premiados 10 participantes da fase final. A equipe formada Valdemir Alexandre, Ricardo Savio e Alan, de São Francisco de Paula, do Piauí, recebeu a premiação especial do concurso virtual de pipas.

Outros premiados foram: Kiara Beatriz de Melo Miranda, de Alvinópolis/MG, categoria “material reciclável”; Eduardo de Araújo de Oliveira/Unimontes/Montes Claros), “Maior pipa”; Daniel Filipe, Escola Estadual Simão Ribeiro/Montes Claros, “Engenhosidade”; Henrique Emanuel Fernandes Aquino (APAE/Mirabela), “Desempenho”.

Também receberam premiações: Alípio Fernandes dos Reis/Muquém-Mirabela, “Revelação”; Kelvin Gralha, São João da Ponte, “Beleza”; Bruno Pinheiro Araújo/Montes Claros, “Criatividade”; Jonathan Freire da Silva (APAE/Janaúba), “Menor pipa” e Cecilia Ribeiro Alves/Montes Claros, “Melhor frase”.

“O concurso superou todas as expectativas”, afirma o professor Gilson José Fróes, assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes e um dos coordenadores do I Campeonato Virtual de Pipas do Brasil.

Ele ressalta que a iniciativa teve caráter educativo, com o objetivo de mostrar a importância da prática de lazer de forma segura, em um local adequado, sem uso de linhas cortantes (cerol e linha chilena), que são proibidas. “Vale destacar que também tivemos a participação de alunos especiais das APAES (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Montes Claros, Janaúba e Mirabela, buscando a inclusão”, observa Gilson Fróes.

Foto: Gilson Froes

O coordenador salienta ainda que uma prova do sucesso do concurso em nível nacional foi o interesse de outras instituições de vários estados que solicitaram informações sobre a organização da atividade on-line inédita. Ele disse que recebeu pedido de informações de pessoas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Mato Grosso, Paraíba e até do Amazonas.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia