A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolve o Programa de Iniciação Científica (PIC) voltado para os alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Nesta sexta-feira (6), eles serão recebidos no campus-sede da Unimontes, onde terão a oportunidade de integração com alunos do ensino fundamental que são preparados para a olimpíada de Matemática, por meio do Programa Obmep na Escola (ONE).

Será realizado no campus-sede da Unimontes o  III Encontro Regional do PIC e do programa ONE, com a expectativa de participação de 330 estudantes do ensino fundamental e médio, além de professores. As atividades serão desenvolvidas na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário (CEU) Reitor João Valle Maurício. O evento é coordenado pelo Departamento de Ciências Exatas da Unimontes.

MOSTRA CIENTÍFICA

A abertura será às  8h e contará com a apresentação artística do Grupo de Danças Parafolclóricas Saruê.  Ás 9h, será proferida a palestra “Quem responde uma pergunta soluciona um problema?”, tendo como facilitador o professor doutor Renato Dourado Maia, do Departamento de Ciências da Computação da Unimontes.

Às 10h, os  alunos participam da Mostra Científica do 16º Fórum Biotemas na Educação Básica,  no espaço de convivência entre os prédios 1 e 2 do campus-sede.

CONHEÇA O PIC

Pelo PIC, a Unimontes  atende 150 alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática. 48 bolsistas de iniciação científica participam das atividades em três pólos presenciais no Norte de Minas – em Montes Claros, Mato Verde e Taiobeiras.

A Unimontes também é responsável pelo atendimento de outros 92 alunos medalhistas –  e bolsistas – da Obmep de diversas cidades de Minas Gerais e de outros estados, acompanhados pela plataforma virtual, em três níveis. A plataforma foi desenvolvida pelo Instituto  de Matemática Pura Aplicada (IMPA).

O  PIC da Obmep na Unimontes é coordenado pela professora Marise Fagundes Silveira e conta com a participação de mais quatro professores do Departamento de Ciências Exatas, além de oito acadêmicos de Matemática que atuam como monitores. “O objetivo é promover a integração entre os alunos medalhistas e bolsistas de iniciação científica da Obmep, bem como os estudantes que são preparados para a Olimpíada de Matemática”, lembra Marise Fagundes Silveira.

Atualmente, a Universidade  reforça o ensino da Matemática  para 703 alunos do ensino fundamental e médio (em três níveis) com aulas presenciais em 19 cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha: Bocaiuva, Brasília de Minas, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Ibiracatu, Mato Verde, Minas Novas, Monte Azul, Montes Claros, Pirapora, Ponto Chique, Rio Pardo de Minas, São João do Paraíso, Taiobeiras,  Turmalina, Vargem Grande do Rio Pardo e Várzea da Palma. A ação envolve 32 professores de escolas públicas. Eles tiveram desempenho satisfatório em provas de seleção para atuação no programa.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros