O Curso de Artes/Teatro da Unimontes mostra a sua relevância e qualidade, com destaque em eventos em três capitais brasileiras: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Neste sábado (7), em Belo Horizonte, será apresentado o espetáculo ED e ED, adaptado e dirigido por Pedro Altair, acadêmico do 7º período do curso de Artes/Teatro. Inspirado na obra de “Qorpo-Santo, Mateus e Mateusa”, o espetáculo foi selecionado para o Festival Descontorno Cultural e tem no elenco dois acadêmicos da Unimontes: Maria Luiza Santiago (Artes/Teatro) e Thiago Loyola Franco, do curso de Letras/Português. A encenação será apresentada no Centro Cultural São Geraldo.

De 4 a 9 de dezembro, o acadêmico Matheus Schneider (5º período de Artes/Teatro) participa, em Brasília-DF, de uma Residência Artística com o diretor teatral Eugênio Barba –  um dos grandes nomes do teatro mundial – e a  atriz Julia Varley, na 12ª edição do Projeto “A Arte Secreta do Ator – Brasil”.

O acadêmico João Pedro Rosa, do 7º período de Artes/Teatro

Em todo país foram selecionados apenas 16 atores para a Residência Artística exclusiva com Eugênio Barba, que é criador da International School of Theatre Anthropology (ISTA) e que gerou o conceito da Antropologia Teatral. Barba é fundador e diretor do Odin Teatret e do Theatrum Mundi Ensemble. A atividade em Brasília é para atores, diretores e acadêmicos brasileiros, com experiência comprovada.

O acadêmico João Pedro Rosa, do 7º período de Artes/Teatro, foi um dos cinco vencedores do Prêmio Jovens Dramaturgos, promovido em nível nacional pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Com o resultado da premiação, João Pedro participa, neste mês, de uma residência artística no Espaço Cultural da Escola Sesc, no Rio de Janeiro.

Os vencedores do premio terão encontros com dramaturgos de renome nacional. Depois da residência, terão os textos publicados em um livro que será apresentado em leitura dramática, em evento de lançamento, ainda a ser agendado.

CONQUISTAS

A coordenadora do Curso de Artes Teatro da Unimontes, professora Solange Veloso Sarmento  ressalta a importância das conquistas pelos acadêmicos e egressos da graduação. Lembra que, ao longo de 26 anos de existência, o curso de Artes/Teatro fomenta a prática teatral na região, formando professores e artistas com competências diversas na área. “Nossos  acadêmicos estão mais antenados com o universo cultural do nosso país e buscam ampliar suas experiências. Projetos como o Teatro Universitário (TU) dão aos acadêmicos oportunidades de exercitar as práticas de atuação, direção, criação cênica e os instigam a alçar novos voos”, comemora Sarmento.

AGENDA CHEIA

Cena do festival “Descontorno” em BH

Neste fim de semana ( 7 e 8),  um grupo de 14 acadêmicos do Curso de Artes/Teatro, acompanhados da professora mestra Mirian Walderez Oliva de Abreu estarão em Belo Horizonte para visita técnica e também para acompanhar parte da programação do Festival “Descontorno”. No sábado, o grupo fará uma visita técnica ao espaço cultural do referido Grupo  Galpão ( Cine Horto Galpão). Também irá ao Centro Cultural São Geraldo para a  apreciar espetáculo ED e ED, dentro do Festival Descontorno. No domingo, o grupo realizará visita técnica ao Palácio das Artes e ao Teatro Francisco Nunes. Está programada ainda visita ao Centro Cultural Vila Fátima onde a comitiva acompanhará o espetáculo  “O Auto da Compadecida”, do  Grupo Maria Cutia. A excursão à Capital Mineira é uma iniciativa da  professora Mirian Walderez, que já organizou  várias viagens com o objetivo estimular a experiência artística dos acadêmicos e o conhecimento de espaços de produção teatral.

A viagem a Belo Horizonte conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Coordenadoria de Extensão Cultural.

Programação completa aqui

Banner Descontorno 2019 Site PBH

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)