A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nesta sexta-feira turmas de alunos que são verdadeiros campeões da matemática, e que se juntaram a outros que se preparam em busca de melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas (Obmep).  Eles participaram do  III Encontro Regional do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do Programa Obmep na Escola (ONE).

O evento foi  realizado no auditório do prédio 6 do campus-sede, com a participação de cerca de 330 estudantes do ensino fundamental e médio, além de professores inseridos nas atividades da Obmep no âmbito da Unimontes. As ações são coordenadas pelo  Departamento de Ciências Exatas da Unimontes.

Palestra do professor doutor Renato Dourado Maia (fotos: Ascom/ Unimontes)

Os medalhistas da Obmep e demais alunos que recebem preparação para a olimpíada assistiram a palestra do professor doutor Renato Dourado Maia, do Departamento de Ciências da Computação da Unimontes, cujo tema “Quem responde uma pergunta soluciona um problema?” instigou a reflexão dos estudantes. Em seguida, eles participaram da Mostra Científica do Programa de Extensão Biotemas. Os trabalhos foram apresentados pelos alunos da educação básica no prédio 6 do campus-sede.

“Para nós, receber os alunos da Obmep  representa algo de grande importância.  Essa visita mostra a presença da Universidade na construção da educação da juventude por meio do ensino da matemática.  Esse encontro cria novas perspectivas para os alunos, que têm a universidade como referência educacional”, destacou a professora Marise Fagundes.

Afinal, qual a receita para se destacar na matemática?

Tainá Maria Mendes Costa, 15

O encontro desta sexta-feira na  contou com a presença de campões da matemática, como Ana Clara Mendes Caldeira (15), natural de Mato Verde, onde a Unimontes realiza atividades presenciais do Programa de Iniciação Científica (PIC) para os medalhistas da Obmep. Medalha de outro da Olimpíada em 2018 e 2019, Ana Clara também conquistou a premiação nos graus bronze (2016) e prata (2017).

Ana Clara Mendes Caldeira (15)

Qual a receita para se destacar na matemática? “É preciso ter tranquilidade. Quando a pessoa está tranquila, consegue usar todas as suas habilidade e resolve as questões”, recomenda Ana Clara, que estuda na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa. A campeã da Obmep revelou ainda o interesse pelo estudo de Física e Química, mas diz que deseja ser professora de matemática.

Tainá Maria Mendes Costa, 15

Ana Luisa Almeida Lopes, 14, de Mato Verde, alcançou êxito na Obmep. Medalha de bronze em 2019, em 2018 ganhou medalha de prata. “A matemática está presente no dia a dia das pessoas”, conta Ana Luisa, que  sonha em estudar Medicina. Conterrâneas, Tainá Maria Mendes Costa, 15, carrega a conquista de três medalhas na Olimpíada, sendo duas de bronze (2016 e 2018) e uma de prata (2019). “A matemática nos permite expressar inteligência, abre portas pra resolvermos problemas”, disse Tainá, que enalteceu o Programa de Iniciação Científica voltado para os medalhistas do Obmep. “O PIC é um incentivo para o aluno aprender mais a Matemática. Contamos também com o apoio dos professores”, avalia a aluna. Tainá e Ana Luisa também são alunas da Escola Estadual Professor José Américo Barbosa.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros