A importância da Ouvidoria e da Gestão como componentes do SUS foi pauta de encontro realizado na última semana com o coordenador geral das Ouvidorias do SUS/ Ministério da Saúde, Sérgio Akutagawa. Servidoras e ouvidoras, Simone Reis e Raquel Veloso representaram o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) no encontro que foi coordenado pela Ouvidoria da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS/MOC). Também participaram da reunião Ouvidores e Referências Técnicas dos municípios do norte de Minas. O evento aconteceu no auditório da Promotoria Pública do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Durante o encontro, foram discutidos o fortalecimento da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da ouvidoria, bem como a gestão como instrumentos do SUS.

“A visita do coordenador geral das Ouvidorias do SUS/ Ministério da Saúde foi valiosa, tendo em vista a importância de conhecer a realidade local e regional das Ouvidorias SUS, sobretudo, o apoio da Coordenação Geral das Ouvidorias SUS no fortalecimento desses órgãos voltados para ouvir a população”, explicaram as representantes da Ouvidoria HUCF.

Logo após o encontro na Promotoria Pública, Sérgio Akutagawa participou da última reunião unificada da Comissão Intergestora Regional (CIR) e da Comissão Intergestora da Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas (CIRA), no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria. O encontrou foi marcado pela participação de gestores da saúde dos municípios presentes. Foi destaque no encontro a importância do trabalho integrado entre os gestores com as ouvidorias.  A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques conduziu os trabalhos, que contou também com a participação de dirigentes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

RELEVÂNCIA DO HUCF

Roberto Rodney, da Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF (DDA), representou a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella F. B. de Menezes, e destacou o trabalho desenvolvido pelo Hospital universitário  100% SUS, seu alcance e relevância em atendimento em todo o norte de Minas e sul da Bahia.

Ouvidores que participaram de encontro em Montes Claros
Foto: Demétrius Ferreira de Souza

Akutagawa anunciou que para o primeiro semestre de 2020 está previsto o incremento do sistema, que proporcionará aos gestores e ouvidores o acompanhamento, em tempo real, das demandas da população. A atual plataforma da ouvidoria será modernizada e possibilitará aos gestores o conhecimento, em tempo real, de informações relevantes, entre elas, a ocorrência de surtos de doenças ou a falta de medicamentos e vacinas em várias regiões do país.

“Cerca de 80% da população brasileira, constituída por 160 milhões de pessoas, depende do SUS. Nesse contexto, a Ouvidoria do SUS precisa aprimorar seus trabalhos para que se torne efetivamente conhecida da população. Assim teremos condições de prestar um bom serviço à população, além de fazer chegar ao conhecimento dos gestores as demandas dos usuários do SUS”, frisou o coordenador.

Foto da capa: Pedro Ricardo/Ascom SRS/Montes Claros

Relacionadas

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente
Unimontes vai promover aula magna do curso de pós-graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica