Professora da Unimontes e Maestrina, Maristela Cardoso dirige espetáculo

Consolidando o gênero lírico em Montes Claros, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF) apresenta a ópera “A Rosa e o Cravo”, nos dias 7 e 8 de dezembro, no auditório da Escola Técnica, em parceria com o Grupo Lirais Cantores Líricos das Gerais, vinculado ao Projeto Cem da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes.

A Rosa e o Cravo é de autoria dos irmãos Cynthia e Giordano Pinheiro, professores do Conservatório de Música, sob a regência da maestrina, soprano e professora da Unimontes Maristela Cardoso, pioneira do gênero em Montes Claros e região.

ENREDO

A obra dialoga com o clássico popular “O cravo brigou com a rosa”. O enredo aborda questões de amizade, vaidade, orgulho, brigas por competições desnecessárias e convida o público a refletir sobre valores como amor, paz e amizade. Todas as músicas, com exceção de “O cravo brigou com a rosa”, foram compostas por Giordano Pinheiro.

Formada em Música pela Unimontes, a professora Cyntia Pinheiro escreveu o texto em 2011. “Inicialmente, seria um texto teatral, mas meu irmão Giordano Pinheiro gostou do contéudo e resolveu musicar. Fez e refez a música várias vezes até que, finalmente, ficou satisfeito com o resultado. Decidimos que era hora de apresentar. Convidamos, então, a maestrina Maristela Cardoso para dirigir a ópera, com sua vasta experiência na área”, lembra.

A maestrina Maristela Cardoso destaca a qualidade do espetáculo “A Rosa e o Cravo”. Segundo ela, a montagem é um marco relevante e divisor de águas na história de montagens de ópera em Montes Claros. “Recebi com muita alegria o convite para reger a ópera dos autores Cynthia e Giordano Pinheiro. 31 anos depois da primeira ópera realizada na cidade, em 1988 (Madame Butterflay, de G Puccini), essa montagem consolida o gênero lírico em Montes Claros. A cidade se lança no cenário nacional não apenas com as inúmeras montagens já realizadas, mas também com composição própria dos irmãos Pinheiro”, comemora a maestrina.

“A Rosa e o Cravo”

7 de dezembro, às 20h

8 de dezembro, às 19h

Auditório da Escola Técnica