Com uma série de atividades adaptadas ao formato virtual, diante das medidas preventivas neste período de pandemia do Novo Coronavírus, a Universidade Estadual de Montes Claros realiza, em setembro, o 11º Seminário de Pesquisa em Artes. O tema é: “Artes e sociedade: ciência, pesquisa e integração de saberes” e será debatido ao longo de quatro dias (14 a 17/9), com apresentações artísticas, minicursos, mesas temáticas, comunicações orais, vídeos e lançamentos de livros.

A promoção é do Departamento de Artes e podem participar professores, pesquisadores, acadêmicos de graduação, mestrados e doutorados e profissionais das mais diversas áreas das Artes Visuais, Música e de Teatro. As inscrições para as atividades em geral estão abertas no site oficial: www.seminariodepesquisaemartes.com/inscricoes-2021/.

Quanto aos resumos submetidos à avaliação, 55 trabalhos foram selecionados pela comissão científica para apresentação durante o Seminário. Todos eles serão exibidos no formato de vídeos, com até cinco minutos de duração, e abrangência nas áreas de Música, Teatro, Artes Visuais e Dança, conforme explica a presidente da referida comissão, professora doutora Raiana Maciel. Além da exposição dos vídeos, haverá um debate por videoconferência pela plataforma Google Meet com professores e convidados para as considerações sobre os referidos trabalhos.

LIVRO

Uma das atrações nesta edição online é o lançamento do livro “10 Anos Seminário de Pesquisa em Artes Unimontes”, alusivo às produções que marcaram o evento de 2019. No ano passado, por causa do início da pandemia, a programação foi realizada também no formato virtual.

E os projetos da própria Universidade farão parte das apresentações artísticas ao longo da programação: Coral Universitário e Camerata de Violões, além de performances do Teatro Universitário (TU), mostra virtual de Artes Visuais (vídeos dos trabalhos selecionados em submissão) e sessão musical de viola, com Marcos Paracatu.

CONVIDADOS

Uma série de artistas, interventores, agentes e agitadores culturais, atores e diretores foram convidados pela coordenação do 11º Seminário para os debates e demais atividades. Entre eles estão os professores doutores Lúcia Gouvea Pimentel, Fábio Ribeiro, Inaê Coutinho, Jarbas Siqueira, Marcelo Soler, Pedro Macedo Mendonça, e Zandra Coelho, além de Conceição Melo, Fabíola Versiani, professor mestre Davidson Martins, Rafael Lohan e Viviane Donner.

A coordenação geral do evento é do professor doutor Luciano Cândido Sarmento. Outras informações estão disponíveis com o Departamento de Artes, pelos e-mails: depto.artes@unimontes.br e seminario.artes@unimontes.br.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos