Proposta faz parte do protocolo de intenções em Inovação entre as instituições e ferramenta oferece banco de dados virtual de pesquisadores, áreas de atuação e histórico de produções científicas

A transferência da tecnologia da Plataforma “Espinhaço” no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros, com a disponibilidade de um banco de dados digital para o acesso às informações acadêmicas dos professores, de suas áreas de atuação em pesquisas e com referências e acesso aos históricos das respectivas publicações científicas. Este deverá ser o primeiro trabalho conjunto entre a Unimontes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), após a assinatura do protocolo de intenções, no início deste mês, para o acordo de cooperação nas áreas de pesquisa, tecnologia e inovação entre as três instituições.

O assunto foi tema da reunião técnica na tarde dessa quinta-feira (9/12), no prédio da Reitoria da Unimontes, entre a pró-reitora de pesquisa Clarice Diniz Alvarenga Corsato e o pró-reitor adjunto Rafael Soares Duarte de Moura com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, Thiago Fonseca Silva, com o pró-reitor substituto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Gustavo Henrique de Souza, e com a professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unimontes e da diretoria da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INEMONTES).

A pauta também foi ampliada para outros detalhes da aplicação do protocolo de intenções. A dinâmica será definida em pelo menos cinco encontros técnicos regulares, em sedes distintas, para a identificação de demandas locais. Diamantina, Janaúba, Montes Claros e Unaí, além de uma cidade do Vale do Mucuri a ser definida, receberão estas reuniões entre gestores e pesquisadores.

PLATAFORMA ESPINHAÇO

Desenvolvida pelo Centro de Inovação Tecnológica (CiTec) e pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM, a plataforma “Espinhaço” (http://espinhaco.ufvjm.edu.br/espinhaco/) é um banco de dados virtual com informações detalhadas sobre o currículo Lattes dos professores da instituição, suas áreas de atuação, áreas temáticas das pesquisas desenvolvidas e em andamento e acesso às publicações científicas já consolidadas.

Segundo o professor Thiago Fonseca, já são aproximadamente 1 mil professores cadastrados na plataforma. “Iniciamos a nossa base de dados com o cadastramento dos professores que integram os grupos de pesquisa reconhecidos junto ao CNPq e, posteriormente, ampliamos o banco de informações com os pesquisadores associados aos nossos programas de mestrado e doutorado”, explica.

Segundo ele, dentre as inúmeras vantagens da plataforma que poderão também estar ao alcance da Unimontes e do IFNMG, está a possibilidade do acesso remoto e imediato ao universo da produção científica de cada instituição, especialmente na identificação de temáticas comuns e que podem ser integradas em trabalhos conjuntos de diferentes projetos de pesquisa e programas de mestrado e doutorado.

Professor Rafael Moura, pró-reitora Clarice Alvarenga Corsato, professora Sara Antunes (NIT), pró-reitor do IFNMG, Gustavo Henrique de Souza, e pró-reitor da UFVJM, Thiago Fonseca (Foto: Christiano Jilvan/Ascom Unimontes)

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, o planejamento para a execução do protocolo de intenções será dividido em etapas, a curto, médio e longo prazo. Assim, passa pela interação entre os professores, acadêmicos e servidores das três universidades, com o desenvolvimento e a aplicação de pesquisas conjuntas, assim como projetos de extensão, compartilhamento de laboratórios, desenvolvimento de um parque tecnológico e a viabilidade de cursos interinstitucionais.

Sobre a aplicação da plataforma Espinhaço no âmbito da Unimontes, a professora Clarice Alvarenga Corsato lembra que o compartilhamento de tecnologias também faz parte do acordo de cooperações. “Será de grande importância criar um banco de dados dinâmico e sempre atualizado com o corpo de pesquisadores da Unimontes, assim como o acesso prático às suas produções científicas”, acrescenta.

Neste sentido, os próximos passos serão: definir os instrumentos jurídicos para a transferência da tecnologia da plataforma Espinhaço para a Unimontes e IFNMG e, em seguida, celebrar os termos de cooperação técnica. Sob a coordenação da UFVJM, haverá encontros entre as equipes de Tecnologia da Informação da Unimontes e do IFNMG para detecção das necessidades de adaptação da tecnologia às particularidades da cada instituição.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos