Proposta em estudo passa pela realização de pesquisas no campo social, ambiental e na melhoria das cadeias produtivas

Gestão da Unimontes e representantes da Nexa Resources, do Grupo Votorantim de Metais
(Foto: Vinícius Correa)

A expertise científica da Universidade Estadual de Montes Claros desperta o interesse do grupo internacional Nexa Resources para estabelecer parcerias sociais e científicas, especialmente no desenvolvimento de pesquisas, no uso sustentável da terra, na melhoria das cadeias produtivas e no desenvolvimento de projetos comunitários em Minas Gerais.

Proposta neste sentido, que integra o programa “Vazantes Mineiras”, foi apresentada por representantes da empresa multinacional em encontro com a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e pró-reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação no campus-sede, na manhã desta quarta-feira (15/12). Também participaram pesquisadores dos programas de mestrado e doutorado da Unimontes e dos cursos de graduação de 15 áreas do conhecimento e a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT).

A Nexa é uma empresa multinacional de mineração, formada a partir da fusão do Grupo Votorantim, do Brasil, e da Milpo (Peru). Em Minas Gerais, atua na extração de metais como zinco, chumbo, prata e cobre, com quatro unidades. Na proposta apresentada à Unimontes, o programa “Vazantes Mineiras” está concentrado no município de Vazante, com cerca de 22 mil habitantes, no Noroeste do Estado.

“FLUXOS”

“Projetamos parcerias com cinco universidades e faculdades com atuação direta na região Noroeste e, com a experiência em planos de gestão nos quatro eixos descritos. O planejamento é para os próximos 20 anos, com fluxos em curto, médio e longo prazo no desenvolvimento e na aplicação das pesquisas em 2,6 mil hectares do território pertencente à empresa, incluindo áreas verdes, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), as zonas de amortecimento, áreas de mineração e rios, além do próprio núcleo urbano de Vazante”, detalha Lígia Magalhães Bettero, consultora sênior de novos negócios da Reservas Votorantim.

Reunião foi conduzida pela vice-reitora Ilvas Ruas de Abreu

Pela Nexa Resources, também participaram do encontro o engenheiro agrônomo Thiago dos Reis Silva, a analista de controladoria (ativos e projetos) Ediney Silva Godoy e a técnica Lara Gabriela Silveira Matos. Conforme a explanação do grupo, a contrapartida da empresa estará no financiamento da logística dos projetos a serem desenvolvidos: hospedagem, alimentação, transporte e insumos.

Existe, ainda, a possibilidade de parceria com as agências de fomento, com financiamento de até 50% do projeto de pesquisa selecionado. O formato de parceria com cada instituição de ensino superior seria por meio de convênios e acordos de cooperação técnico-científica, com publicação de editais, análise das propostas, seleção e aprovação dos projetos e assinatura dos termos de execução.

“SÉRIE DE POSSIBILIDADES”

A vice-reitora Ilva Ruas de Abreu fez um agradecimento institucional sobre o interesse da Nexa Resources, especialmente pelo foco do programa: “serviços para a sociedade”. Segundo a gestora, a Unimontes oferece uma série de possibilidades de parcerias nas mais diversas áreas, o que foi manifestado pelos pesquisadores que participaram do encontro. Ela sugeriu que a apresentação da proposta seja ampliada, com o envolvimento do maior número de cursos possíveis, entre a graduação, mestrado e doutorado.

Pesquisadores de quinze áreas do conhecimento participaram do primeiro encontro e apresentação da proposta prossegue nos primeiros meses de 2022

Para a pró-reitora de Pesquisa, professora Clarice Diniz de Alvarenga Corsato, além de uma videoconferência com amplo envolvimento das coordenações e departamentos, o assunto pode ser debatido in loco, com uma visita técnica a Vazante para se conhecer a realidade do campo de trabalho sugerido para atuação dos pesquisadores.

Com os campi em Unaí e Paracatu, cidades próximas a Vazante, a Unimontes já oferece cursos regulares no Noroeste do Estado. Esta atuação vai ao encontro do que o programa Vazantes Mineiras propõe, uma vez que as áreas são afins: Ciências Biológicas (Unaí) e Tecnologia em Agronegócio (Paracatu).

Em linhas gerais, os pesquisadores que estiveram no encontro sugeriram os temas que podem ser ampliados numa provável parceria no desenvolvimento de pesquisas: turismo rural, educação geográfica e ambiental, plano de manejo, catalogação de espécies nativas do Cerrado (fauna e flora), banco de imagens, plano museológico, recuperação de áreas degradadas, catalogação do patrimônio imaterial e material, reaproveitamento de rejeitos, melhoramento de plantas nativas, dentre outros. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é a outra instituição pública convidada para a parceria. As demais serão da rede particular e os nomes serão anunciados em breve.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos