Programa contempla quase 400 bolsistas de cursos de Licenciatura em cinco cidades na área de abrangência da Universidade

As ações do Programa Interinstitucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), desenvolvidas no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) durante a pandemia do Novo Coronavírus, foram avaliadas nessa segunda-feira (7/3), durante reunião entre a coordenação geral e os responsáveis pelos subprojetos temáticos. Os trabalhos aconteceram no Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede.

As atividades são desenvolvidas a partir de parceria entre a Unimontes e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Por meio dos cursos de licenciaturas, o PIBID promove uma articulação entre o ensino superior e a educação básica (escolas estaduais e municipais). O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública.

No encontro, os resultados foram apresentados pelo coordenador institucional do programa no âmbito da Unimontes, professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira; e pela professora Ester Liberato Pereira, da assessora de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino.

Encontro entre os coordenadores do PIBID avaliou o trabalho realizado ao longo da pandemia
(FOTO: Ascom/Unimontes)

Por meio do edital do PIBID Capes/Unimontes, lançado em outubro de 2020, foram atendidos 360 estudantes bolsistas, com alcance em 45 escolas estaduais e municipais de cinco cidades na área de abrangência da Universidade: Montes Claros, Brasília de Minas, Januária, Janaúba e Unaí. As ações contaram com a participação de 16 professores dos cursos de licenciatura da Unimontes, no desenvolvimento de projetos complementares com os alunos do ensino médio e fundamental destas escolas públicas, nas áreas de Pedagogia, Matemática, Biologia, Artes Visuais, Teatro e Educação Física.

PROCESSOS

O professor Gustavo Cepolini ressaltou que foram enfrentados muitos desafios durante a pandemia. Um deles, salienta, “foi a inclusão digital dos alunos do ensino médio e fundamental no desempenho dos projetos e atividades por meio do sistema online”, diante do distanciamento social – medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus.

“Tivemos um período de aprendizado e de adaptação com o uso das tecnologias para as atividades online. Houve um esforço muito grande dos professores e alunos na execução da proposta pedagógica do Programa”, afirma o coordenador.

NOVO EDITAL DO PIBID – Durante a reunião com os coordenadores de áreas, os professores Gustavo Cepolini e Ester Liberato Pereira informaram que, em breve, a partir de procedimentos da Capes, será publicado novo edital para nova etapa do PIBID no âmbito da Unimontes. A previsão é de iniciá-la no segundo semestre de 2022. O número de alunos bolsistas ainda será definido pelo próprio MEC.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas