Sugestão passa pela possibilidade da oferta de cursos de Pós-Graduação e incremento na sede local

A Universidade Estadual de Montes Claros e a prefeitura de Paracatu iniciaram entendimentos para viabilizar novas parcerias, como na melhoria das condições de funcionamento do campus no município, e na possibilidade da oferta de novos cursos de graduação e de pós-graduação Lato sensu. O assunto foi tema da visita de cortesia do prefeito Igor Santos à Reitoria da Unimontes, nesta segunda-feira (7/3). Ele foi recebido pelo reitor Antonio Alvimar Souza e pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Educação e Tecnologia, Tiago de Deus, e o assessor da pasta, Kassius Kennedy, além do chefe de gabinete Altamir Júnior. Pela Unimontes, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Aloysio Vieira, acompanhou a reunião.

As duas partes propuseram uma reunião de trabalho para analisar as sugestões apresentadas, como um levantamento de justificativas técnicas para analisar o projeto: valor de custeio, estrutura física e acadêmica para estabelecer a viabilidade de atendimento das demandas.

Reunião entre a gestor superior e comitiva da Prefeitura de Paracatu
(Fotos: Christiano Jilvan | Ascom Unimontes)

De acordo com o secretário, Paracatu absorve um fluxo considerável de jovens do Noroeste do Estado e do interior de Goiás que buscam melhores oportunidades de estudo. Daí, a sugestão pela ampliação da grade de cursos superiores no campus local e, ainda, de oferta de especializações para atendimento dos professores da própria rede municipal de ensino.

A vice-reitora Ilva Ruas destacou que esta identificação das demandas locais deve ser vista como ponto estratégico na condução dos trabalhos para se buscar a viabilidade dos pleitos.

PROPOSTA

O prefeito Igor Santos adiantou sobre a possibilidade de a Unimontes passar a funcionar no espaço da antiga pousada do Serviço Social do Comércio (SESC). A estrutura passará a ser administrada pela Prefeitura, que pretende colocar o espaço à disposição de parceiros. “Além da própria Universidade, há entendimentos com os órgãos de segurança para também funcionarem no local”, completou.

“Antes de qualquer ampliação, precisamos trabalhar junto aos parceiros estratégicos para consolidar o trabalho da Universidade. E esta vontade em fortalecer o atual trabalho da Unimontes em Paracatu é muito interessante neste sentido. No que depender da autonomia didática e pedagógica da Unimontes, vamos analisar os pleitos com toda atenção e disposição”, destacou o reitor.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito