“Na ponta dos dedos”. Este é o tema da exposição do artista visual e bordadeiro Osmar Oliva, que será lançada nesta sexta-feira (22/10), às 17h, pelo Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Também escritor e fotógrafo, o professor Osmar Oliva integra o corpo docente do Departamento de Comunicação e Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto em Letras-Estudos Literários da Unimontes.

A exposição virtual foi montada por Giuliano Vieira Mota, do Museu Regional, e pela Diretoria de Documentação e Informações (DDI) da Unimontes. A mostra poderá ser conferida até o dia 30 de outubro, nas plataformas digitais, como facebook.com/museuregionaldonortedeminas e instagram @museuregionalnm.

O professor e artista plástico Osmar Oliva lembra que começou a bordar em agosto de 2019, após a morte da sua mãe. O momento de luto foi vencido por meio dos bordados, que enfeitam tecidos e também folhas secas do Cerrado. O trabalho é delicado e sensível, com o uso de cores vibrantes e diversas.

A exposição conta com 20 obras com representações bordadas da natureza, de pássaros, de   mulheres e paisagens arquitetônicas, com destaque para os casarios antigos. Muitos bordados estabelecem relações com a pintura e com a Literatura, já que o artista também é professor de literatura.

Sketchbook: caderno de ideias

Neste mês, o MRNM promove também a exposição virtual “Sketchbook- caderno de ideias”, do artista plástico Marcelo Dettogni. O artista apresenta parte de seu processo criativo, por meio de rascunhos e uso de aquarelas, lápis de cor, programas de computador e desenhos feitos à lápis. Um mundo mágico que ganha vida nas folhas em branco do seu ‘caderno de ideias’.

Ao todo são 17 desenhos que retratam uma linguagem própria do artista, e que exploram todas as potencialidades, percursos e memórias que emergem de estilos técnicos à personagens do pop e mitológicos, tendo como suporte o papel. A curadoria é da historiadora do Museu Regional, Karine Dias.

Exposições virtuais do Museu Regional do Norte de Minas
“Na ponta dos dedos” – trabalhos em bordados de Osmar Oliva
“Sketch book- caderno de ideias” – de Marcelo Dettogni

Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente