Participantes do “Projeto Vida” acompanharam o lançamento da mostra fotográfica

Você se enxergar nas fotos, bem e de alto astral, é a concretização de uma vitória. Transmitimos às pessoas a tranquilidade do acolhimento e mostramos para as outras mulheres que há vida após o diagnóstico de câncer. O depoimento de Vilma Cássia Pereira dos Reis resume o sentimento das 45 mulheres que são protagonistas na exposição de fotos alusiva ao “Outubro Rosa”, aberta oficialmente na tarde desta terça-feira (15/10).

Exposição permanecerá aberta à visitação para a comunidade acadêmica (Fotos: Ana Maria Barbosa)

Esta é uma das iniciativas da Unimontes para fomentar a importância da prevenção ao câncer de mama e de como o tratamento pode ser humanizado. O reitor Antonio Alvimar Souza acompanhou a abertura dos trabalhos, que continuará aberto à visitação gratuita no espaço de convivência entre os prédios 1 e 2, do campus-sede.

A programação especial da Unimontes na campanha do Outubro Rosa foi aberta pela manhã, com apresentação dos professores Igor Coimbra e Luciano Cândido com o grupo musical de acadêmicos do Curso de Extensão em Música (CEM) para servidoras, professoras e alunas. Por iniciativa do projeto “Reciclar”, da Biblioteca Central, houve a distribuição dos laços rosa alusivos ao movimento e sessão de beleza com profissionais da Mary Kay.

Vilma Cássia Pereira (E) acompanha a mostra na qual é uma das protagonistas

Aos 45 anos, Vilma é uma das participantes do “Projeto Vida”, ação extensionista que o Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade que realiza atividades às terças e quintas-feiras de incentivo às atividades físicas, apoio emocional e psicológico às pacientes já diagnosticadas e em tratamento do câncer de mama. “Este é um momento de conscientização e de chamamento para a necessidade de a mulher se autoexaminar, buscar qualidade de vida e se prevenir das doenças”, acrescenta.

“Pode parecer simples, mas uma exposição como esta ajuda a te dar uma leveza para o dia a dia, vivenciar um tratamento mais saudável. E isso reflete na harmonia para a família de cada uma. Este amparo nos deixa mais tranquilas, principalmente porque há o respeito às individualidades”, complementa Vilma.

Pela manhã e à tarde, sessão de beleza e música ao vivo (Foto: Christiano Jilvan)

As atividades têm ainda o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas (CCH), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos