– Inscrições começam no dia dois de outubro e atividades serão iniciadas em 2022 –

O mestrado em História da Universidade Estadual de Montes Claros divulgou, nesta semana, os editais para o 1º processo seletivo de 2022. A oferta é de 22 vagas na ampla concorrência e em outras seis modalidades de cotas: negros/egressos de escola pública, professores do ensino básico, pessoa com deficiência, indígena, quilombola e trans.

As inscrições serão abertas entre os dias 2 a 21 de outubro. A área de concentração é “História Social”, com duas linhas de pesquisa: “Cultura, Relações Sociais e Gênero” e “Poder, Trabalho e Identidades”. Os editais podem ser acessados de duas formas: no site oficial do Programa de Pós-Graduação em História e no portal da Unimontes (seção de editais).

Para se inscrever, o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição (anexa ao edital) e enviar os documentos pessoais: diploma (cópia) ou declaração de conclusão do curso de graduação, currículo Lattes e carteira de identidade.

Na seleção propriamente dita, serão cinco etapas: 1) avaliação do projeto de pesquisa, 2) prova oral, 3) arguição do projeto de pesquisa, 4) avaliação do currículo Lattes e 5) prova de proficiência em língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês).

As vagas estão divididas da seguinte forma: ampla concorrência (10 vagas), negros/egressos de escola pública (4), professores do ensino básico (4), pessoa com deficiência (1), indígena (1), quilombola (1) e trans (1).

Mestrado em História
Seleção 1/2022
Prazo: 2 a 21 de outubro
Link para editais: http://bit.do/mestrado_historia