Treinamento é projeto-piloto para outros setores e visa melhorar as práticas assistenciais aos usuários do SUS

Os constantes processos de capacitação dos servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes, fazem parte de uma gestão eficiente, voltada para a assistência de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante esta semana, os profissionais do Centro de Tratamento Intensivo (CTI Covid-19) participaram do projeto-piloto de treinamento “Valorização da Notificação de Eventos”.

O objetivo é a melhoria assistencial, considerando que, uma vez constatados os problemas instalados, fica mais fácil identificar quais processos precisam de mudanças e adaptações. Posteriormente, a capacitação será ampliada para os demais setores do hospital.

“A Notificação de Eventos é um instrumento institucional importante devido à necessidade de uma orientação e conscientização da equipe quanto às notificações de forma correta. Vale ressaltar que é necessário desconstruir a ideia de notificação pessoal e punitiva. Ao contrário, deve-se estimular o entendimento de notificação de processos para melhoria das práticas assistenciais aos nossos usuários do SUS”, destaca a servidora efetiva e gestora dos dois CTIs do Hospital Universitário, Jane Tolentino.

O projeto “Valorização da Notificação de Eventos” na UTI Covid foi implementado em parceria com a equipe do Gerenciamento de Risco (Escritório de Qualidade) e Diretoria de Enfermagem do HUCF. Os treinamentos baseiam-se na confecção de usuário e senha de acesso individual no Sistema de Notificação MV para todos os servidores do setor; treinamento da equipe das secretárias de posto, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas sobre a importância da notificação dos eventos em tempo hábil e pelos profissionais que estiveram envolvidos e não somente pelas coordenações.

No HUCF, o treinamento foi conduzido pela enfermeira Patrícia Meira Rodrigues de Luna, pela médica Isabela Carine Ramos Nascimento e pela acadêmica Késsia Luianne Damasceno Dias, do setor de Gerenciamento de Risco do Escritório de Qualidade do HUCF.

Cursos de licenciatura da Unimontes recebem homenagem da Câmara de Montes Claros
A Editora Unimontes será homenageada pela Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)
Unimontes vai promover aula magna do curso de pós-graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica
Museu Regional do Norte de Minas realiza chamamento público de exposições temporárias para 2025