A Editora Universitária da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será uma das homenageadas durante a 36ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). O evento ocorre nesta semana, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na cidade do Rio. Dentro da programação está prevista para quinta-feira, 23/05, às 15h15min, conforme resolução interna, homenagem às editoras que completam 25 ou 50 anos de existência em 2024. A Editora Unimontes, filiada à Abeu, celebra 25 anos desde sua fundação, em 1999. A diretora do órgão, professora Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, participa do evento.

A diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, vai participar do evento. “A homenagem reconhece a trajetória e a importância da Editora Unimontes no cenário regional e nacional. Trata-se de uma editora que está atingindo maturidade no trabalho de edição acadêmica e que tem contribuído muito para que o conhecimento produzido pela Unimontes e seus parceiros chegue cada vez mais longe. Divulgação de conhecimento é um tema estratégico na sociedade da informação e a Unimontes tem acompanhando isso”.

A Editora Unimontes, que funciona no segundo andar do prédio 4, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, tem o objetivo de estimular produção e difusão do conhecimento acadêmico, a partir da edição de obras de valor científico e cultural produzidas local, nacional e internacionalmente. Sua política editorial valoriza acesso aberto, popularização da ciência e conhecimento regional, tudo para a composição de um catálogo plural.

Com um Conselho Editorial atuante, a Editora Unimontes publica editais anuais para seleção de obras que, organizadas em catálogo atual e diversificado, sejam vitrine da atividade de pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros, além de interlocução e parceria da Unimontes com outras universidades.

Atualmente, a Editora Unimontes visa expandir a publicação de obras destinadas a cursos de graduação e que popularizam da ciência, em sintonia com a política de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação.

A 36ª Reunião Anual da Abeu, que é realizada na Casa de Inovação da PUC-Rio, traz o tema “O livro universitário e a divulgação científica: tecnologia e inovação”. Em meio as atividades constam expor livro, conferência, palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, Assembleia Geral Ordinária da Abeu, Encontro das Regionais da Abeu e cursos.

Cinemontes – Unimontes e Secretária de Cultura realizam abertura oficial de Festival de Cinema
Reitor da Unimontes recebe visita de cônsul de Portugal em Minas Gerais
Lançado livro sobre pesquisa qualitativa publicado pela Editora Unimontes
Primeiro quilombola defende dissertação de mestrado no PPGDS Unimontes: uma conquista histórica para a comunidade Buriti do Meio