Licenciaturas completas 60 anos de existência

Os cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberam nesta manhã (22/05), homenagem concedida pela Câmara Municipal de Montes Claros, pelos 60 anos de existência. A iniciativa foi da vereadora e professora Iara Pimentel, com sessão presidida pelo Presidente vereador Junior Martins. Atualmente a universidade atua em 342 cidades em todo Estado com mais de 60 mil profissionais graduados em seus diversos cursos.

A sessão de homenagem contou com presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago acompanhado do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; da pró-reitora Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; do diretor do Centro de Ciências Humanas – CCH, Jânio Marques Dias; da conselheira do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, professora Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira; da coordenadora das Comemorações dos 60 anos das Licenciaturas da Unimontes, professora Geisa Magela Veloso.

Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner destacou a história da fundação da universidade, que inicialmente era a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), criada por quatro professoras: Isabel Rebello de Paula, Maria Isabel de Magalhães Figueiredo, Maria da Consolação de Magalhães Figueiredo, Maria Florinda Ramos Marques e Maria Dalva. “Quero parabenizar a todos que fazem parte dessa história em especial as “meninas da Fafil”, como carinhosamente são chamadas as professoras que aqui recebem essa homenagem e também aos vereadores desta casa que com tanto apreço recebem a Unimontes. Muito obrigado e parabéns a todos!”

A vereadora e professora Iara Pimentel, ressaltou que a Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada em 24 de maio de 1962. “Lutamos por uma universidade laica, igualitária e justa para receber todos, especialmente os mais carentes. Além de formar profissionais, a instituição possui projetos de extensão para que pesquisas e projetos impactem a sociedade”, destacou a vereadora Iara que também é egressa do curso de geografia da instituição.

A mestranda Juliana Miranda, lembrou que a Unimontes contribuiu para o desenvolvimento de Montes Claros, transformando-a em polo universitário. Uma das mulheres que estiveram à frente da fundação da instituição, Mary Figueiredo, enfatizou que elas analisaram o que poderia ser de grande impacto e que fosse revolucionário com a chegada do século XXI. “Éramos professoras com muitos ideais. Então, pensamos o que poderia contribuir, efetivamente, com a sociedade e com a nova era e o que poderia ser de mais valioso do que a educação? Formar pessoas, com pensamentos críticos e evolutivos, que ajudem a contribuir com o desenvolvimento do qual estiverem inseridos”, ponderou Mary Figueiredo.

Também presentes na sessão de homenagens o cônsul Honorário de Portugal, Alexandre Pires Ramos; o diretor do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, Tony David; a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, professora Franciely Aparecida dos Santos; o chefe do Departamento de Educação, professora Silvana Diamantino França; a chefe do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, professora Eliana de Freitas Soares; o Chefe de Departamento de Estágios e Práticas Escolares, professor Huagner Cardoso da Silva; coordenadores de cursos, vereadores, professores, servidores técnico administrativos, acadêmicos, imprensa e convidados.

Cinemontes – Unimontes e Secretária de Cultura realizam abertura oficial de Festival de Cinema
Reitor da Unimontes recebe visita de cônsul de Portugal em Minas Gerais
Lançado livro sobre pesquisa qualitativa publicado pela Editora Unimontes
Primeiro quilombola defende dissertação de mestrado no PPGDS Unimontes: uma conquista histórica para a comunidade Buriti do Meio