Instituições discutem pontos sobre como ocorrerão os processos de avaliação dos cursos e o recredenciamento da Universidade

Em reunião de trabalho em Belo Horizonte, nessa terça-feira (29/3), a gestão superior da Unimontes foi recebida pelo presidente Felipe Michel Braga e pela vice-presidente Jussara Maria de Carvalho Guimarães, do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG). Entre os pontos em pauta, o início do alinhamento entre as instituições para o recomeço dos processos de avaliação periódica dos cursos de graduação, além do próprio recredenciamento da Universidade Estadual de Montes Claros.

O encontro foi uma retribuição da visita de cortesia que a presidência do Conselho realizou em fevereiro último, no campus-sede da Unimontes e no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). Pelo CEE-MG, a reunião contou também com a participação da presidente da Câmara de Ensino Superior, Jacqueline da Silva Gonçalves.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, esteve acompanhado pela pró-reitora de Ensino, professora Helena Papa, pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Aloysio Vieira, e pelo diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Irineu Ribeiro Lopes.

Visita oficial da gestão superior da Unimontes à presidência do CEE-MG (Divulgação)

RESOLUÇÃO

Os critérios de recredenciamento institucional e de avaliação dos cursos são estabelecidos por meio da resolução 482/2021, do próprio CEE-MG. Por causa do distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade de adequações no cronograma para retomada de agenda.

“No encontro, tratamos sobre os atos regulatórios que são aplicados às avaliações. É importante salientar que a avaliação de cursos e o recredenciamento são processos constantes no Ensino Superior”, acrescenta a pró-reitora Helena Papa.

Cronograma de avaliações e do recredenciamento será divulgado em breve pelo CEE-MG

Sobre as avaliações, a Unimontes mantém um fluxo contínuo de comunicação entre a Coordenadoria de Graduação (vinculada à Pró-Reitoria de Ensino) e as coordenações didáticas dos cursos e dos campi, até como embasamento, dentre outras demandas, para se estabelecer a agenda de avaliação que ocorrerá ao longo de todo ano.

O reitor Antonio Alvimar destacou o reconhecimento que a gestão do CEE-MG manifesta à Unimontes, especialmente na formação de profissionais nas regiões onde atua, e sinalizou que o alinhamento de demandas faz parte das parcerias que as instituições propõem entre si. O assessor de Gestão Estratégica, Otávio Braga, e o chefe de gabinete Allysson Dantas, também acompanharam o encontro pela Unimontes.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos