Escritor Guimarães Rosa (Divulgação)

Um evento de expressão internacional, que detalha a vida e a obra de João Guimarães Rosa, um dos principais escritores da língua portuguesa de todos os tempos. Este é o cenário da Semana Rosiana, que acontece desde a segunda-feira (8/7), em Cordisburgo, na região central do Estado e cidade natal no escritor. Professora do Departamento de Comunicação e Letras e do mestrado em Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros, a pesquisadora Ivana Ferrante Rebello é uma das convidadas para o evento.

A Semana Rosiana terá programação até o dia 13 de julho e está na 31ª edição, com exposição de fotos, exibição de documentários e de musicais, feira gastronômica, missa, oficinas, narrações e caminhadas que visitam os lugares mencionados por Guimarães Rosa em seus livros, teatros e danças como “Grande Sertão: Veredas”, “Manuelzão e Miguilim” e a “A Terceira Margem do Rio”.

Professora Ivana Ferrante, coordenadora do mestrado em Estudos Literários (Arquivo)

Ela ministrará a palestra “As Linguagens da Noite: Exercícios de Sobressonhar em Noites do Sertão”, nesta quinta-feira (11/7), às 9h30, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O tema está associado ao livro “Noites do Sertão”.

“Esta obra traz as duas novelas consideradas as mais eróticas de Guimarães Rosa: Dão-lá-lá-lão e Buriti. A primeira, fala explicitamente de Montes Claros, terra da encantadora personagem Doralda”, explica a professora, ao antecipar detalhes sobre as abordagens previstas para a palestra. A pesquisadora destaca a dimensão da Semana Rosiana por receber pesquisadores do mundo inteiro.

“O convite torna-se um marco pessoal, pois são mais de dez anos de pesquisa sobre a obra do mais conhecido escritor brasileiro”, opina a professora Ivana.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos