A Universidade Estadual de Montes Claros registrou um momento inédito em sua história de 58 anos, ao promover na manhã desta sexta-feira (21), a primeira solenidade de outorga de grau por meio de videoconferência para 40 novos profissionais do curso de Medicina. A cerimônia foi realizada pelo sistema on-line em respeito às medidas de distanciamento social implantadas durante a pandemia da Covid-19. Trata-se da 66ª turma do curso médico, com conclusão das atividades referente ao segundo semestre letivo de 2020.

A solenidade foi transmitida direto da sede da Reitoria, no campus-sede, e presidida pela reitora em exercício (vice-reitora), professora Ilva Ruas de Abreu, com as participações do secretário-geral da Unimontes, André Vinícius Chamone, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Nair Amélia Prates Barreto, e do chefe de cerimonial, Alexander Sezko.

A colação de grau antecipada acompanha a Medida Provisória 934, que foi convertida na Lei 14.040, de 18 de agosto de 2020, decreto federal e resolução do Conselho Estadual de Educação, que estabelecem normas excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública por causa do Novo Coronavírus (reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020).

A oradora da turma, a graduanda Fernanda Tofani Barbosa, em vídeo, lembrou-se da jornada por seis anos no curso de Medicina, ao lado de colegas, professores, servidores e familiares “com descobertas, obstáculos, erros e acertos, contudo, com intensidade que trouxe aprendizado e conhecimento para aprimorar a essência de cada um”.

A reitora em exercício, professora Ilva Ruas de Abreu, destacou que o atual momento é de “se reinventar diante do novo, com passos guiados pela fé e pela perseverança. A outorga de grau é um momento único da Universidade. Estamos distantes, mas não menos emocionados. Em nome da Unimontes, parabenizamos a todos pela conquista”.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros