Nesta segunda-feira (24/08), começa a I Jornada de Estudos Literários de Literaturas em Inglês – JESLITI, evento internacional na forma virtual. A iniciativa é do curso de Letras Inglês Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento é organizado pelos é professores Geraldo Magela Cáffaro e Simone Aparecida Aguiar e pela Coordenação Didática do Curso de Letras Inglês.

Serão apresentadas lives, com a participação de professores de diversas instituições. As atividades poderão ser acessadas gratuitamente, pelo link: https://doity.com.br/jornaldajesliti

A Jornada de Estudos Literários será aberta pela reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora doutora Sandra Regina Goulart Almeida, nesta segunda-feira (24/08), às 14 horas. Ela vai abordar o tema ” Por uma cartografia das literaturas de língua inglesa na contemporaneidade: espaços e afetos”.
No dia primeiro de setembro, às 16 horas, será proferida a palestra “Irlanda: a literatura nos séculos XIX e XX”. O assunto será discutido pela professora Magda Velloso Fernandes de Tolentino, da UFMG e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

As atividades terão continuidade no dia 3 de setembro, às 15 horas, com a abordagem do tema “ Shakespeare, contextos e mídias: um olhar atemporal sobre humano”. A palestrante será a professora Flávia Rodrigues Monteiro.
“Perspectivas ecocríticas na ficção climática de língua inglesa”. Este será o tema que será abordado no dia 9 de setembro, a partir das 16 horas, pela professora Delzi Alves Laranjeiras, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

No dia 14 de setembro, às 16 horas, será apresentada a palestra “What is that constitues virtue, Mrs. Grahm?” (“Como é constituída a virtude, Mrs. Graham?”), uma releitura do projeto ficcional de Ane Bronte no ano bicentenário”. O assunto será focalizado pela professora Marcela Santos Brígida, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

No dia 21 de setembro, às 8 horas, será apresentada a palestra com o título “Representations of Women in Vampire Films”, pela professora Mariana Fagundes de Freitas, do Redeemer Lutheran College, Central Queensland (Austrália).

A jornada terá prosseguimento no dia 23 de setembro, às 16 horas, com a discussão sobre o tema “Trauma, cura e outras espiritualidades em Amada e De volta para Casa, de Toni Morrison”. A abordagem será feita pelo professor José de Paiva Santos, da UFMG.

O evento internacional será encerrado no dia 29 de setembro, às 15 horas, com palestra sobre o tema “ Racial Unrest in Black Arts Movement Literature” (“Agitação racial na literatura do movimento de artes negras”. O assunto será abordado pela professora Casarae Lavada Abdul-Ghani, da Syracuse University, de Nova York (EUA).

I Jornada de Estudos Literários de Literaturas em Inglês – JESLITI
Palestras online – lives gratuitas
Como assistir: pelo link: https://doity.com.br/jornaldajesliti

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras