Evento virtual será no dia 27, com palestras, oficinas e minicursos; são esperados mais de mil participantes entre bolsistas e coordenadores

Dois diferenciais estratégicos na formação dos novos profissionais nos cursos de licenciatura, o programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) serão debatidos e analisados em evento organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros. No próximo dia 27, com programação virtual por causa do distanciamento social recomendado na pandemia do Novo Coronavírus, acontecerá o Seminário Institucional PIBID/RP 2021.

As atividades serão de 9 às 17 horas, com aula aberta, oficinas, minicursos e atração cultural, com a participação prevista de quase 1 mil alunos beneficiados atuantes na educação básica de 120 escolas públicas da área de abrangência da instituição. A Unimontes está entre as principais universidades brasileiras com o maior número de bolsistas.

No PIBID, são 360 estudantes/bolsistas dos quatro períodos iniciais das Licenciaturas no campus-sede da Unimontes e nos campi de Brasília de Minas, Januária, Janaúba e Unaí, Já na Residência Pedagógica, a Universidade atende 600 acadêmicos do 5º ao 8º período em 24 núcleos das áreas de Pedagogia, Matemática, Letras/Português, Letras/Inglês, Biologia, Geografia, História, Educação Física, Filosofia e Artes.

“O Seminário vem demonstrar que o isolamento físico não significa uma interrupção das atividades dos programas. Ao contrário, demonstram seu novo protagonismo, ressaltando sua importância e abrindo novas possibilidades de intervenção pedagógica, além do desafio de se adaptar à nova realidade no ensino remoto emergencial”, destacam os coordenadores.

ABERTURA

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/sipibidrpunimontes – até o dia do evento. É necessário fazer o login e o usuário poderá utilizar o cadastro do Facebook. A participação é aberta aos bolsistas dos dois programas, supervisores, preceptores e os coordenadores de cada um dos subprojetos no PIBID e orientadores da Residência Pedagógica.

Link para inscrições aqui

A solenidade de abertura contará com a participação do reitor e da vice-reitora da Unimontes, Antonio Alvimar Souza e Ilva Ruas de Abreu, da pró-reitora de Ensino, Helena Amália Papa, da assessora de Projetos Especiais, Ester Liberato Pereira, e dos coordenadores institucionais Gustavo Cepolini (PIBID) e Leonice Vieira de Jesus (RP).

Em seguida, acontece a palestra “As Relações entre a Formação Inicial de Professores, a Prática e os Programas PIBID e RP”, com a pesquisadora convidada Cristiane Coppe de Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia/UFU), pós-doutora em Educação e em Metodologia do Ensino e Educação Comparada. A mediação será da professora doutora Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd) e docente do mestrado em Educação e do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, ambos da Unimontes.

Os minicursos e oficinas acontecem à tarde, de 14 às 17 horas, com temas como: “A contribuição das relações socioafetivas no Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem”, “A importância de Contar histórias na Educação Básica”, “A recepção do pensamento de Heidegger no Brasil”, “Análise de aplicativos didáticos em Ciências Naturais e suas Tecnologias”, “Arte/Educação Decolonial”. “Curso de Geografia: “Que lugar é este?”, “Dança e jogos corporais”, “Descritores Matemáticos do IDEB no Fundamental II”, “Educação Física: “Atividade Física e Saúde em tempos de Pandemia”, “GEOZAP: A construção de uma aula dinâmica pelo WhatsApp”, “Lutar com as palavras: uma estratégia para a produção de textos”, “O texto literário na era da cultura digital”, “Oratória”, “Planejamento pedagógico e estruturação de conteúdos curriculares”, “Produção de Podcast” e “Um texto nos transporta para vários mundos”.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas