A Unimontes marca presença diretamente no desenvolvimento do Norte de Minas. Mas, a instituição necessita do apoio dos deputados e do Governo do Estado para ampliar os seus cursos e demais ações em prol da comunidade. Esse ponto de vista foi colocado pelo reitor professor Antônio Alvimar Souza, ao participar, na manhã dessa terça-feira (20/4), do Encontro Regional Norte de Minas, do Projeto Recomeça Minas, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Realizado por meio da plataforma zoom, o Recomeçar Minas, sob a coordenação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus Filho (PV),  teve o objetivo de recolher sugestões para a construção de um plano de retomada do desenvolvimento da região e do estado, pós-pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

Participaram os deputados estaduais do Norte de Minas e outras lideranças, como o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, o arcebispo metropolitano Dom João Justino de Medeiros. Eles enfocaram as iniciativas para romper as dificuldades e problemas socioeconômicos da região, agravados com a pandemia.

O reitor Antonio Alvimar enfatizou que a Unimontes atua diretamente em prol da melhoria dos municípios do Norte de Minas. “Se percorrermos a região, vamos observar que em cada lugar tem a presença da universidade, seja oferecendo o seu trabalho de ensino, pesquisa e extensão ou prestando serviços para a comunidade”, assinalou. Ele citou ainda que a instituição se destaca como grande formadora de mão-de-obra qualificada para os municípios, como professores, advogados, médicos e outros profissionais.

Lembrou também que a Unimontes conta com 13 campi, além do Norte de Minas, e leva suas ações ao Vale do Jequitinhonha e ao Noroeste do Estado. “Somos uma universidade que presta um grande serviço para a nossa comunidade, uma instituição com mais de nove mil alunos matriculados (em cursos de graduação), que tem 1.043 professores e 1.480 servidores técnico-administrativos”, elencou o reitor.

O reitor chamou atenção para a assistência à saúde, oferecida pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HU CF), que atende, gratuitamente, uma população de 1,3 milhão. O único hospital com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde) de Montes Claros, o HUCF também ganha destaque como instituição formadora de mão-de-obra para a saúde. A unidade conta com vários cursos de residência médica e sedia as atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) em Ciências da Saúde.

APOIO DO ESTADO

O professor Antonio Alvimar salientou que, assim como toda região, a Universidade necessita do apoio dos deputados estaduais e do Governo do Estado para romper as dificuldades e implantar novos cursos e projetos em benefício da população. “A Universidade precisa ser também pauta do Governo do Estado. Precisa de maior atenção dos deputados para que os mesmos possam olhar para as carências e necessidades da nossa universidade”, afirmou o reitor.

Recorrendo as palavras do arcebispo dom João Justino de Medeiros, ele ressaltou que o Norte de Minas precisa priorizar os investimentos na educação para vencer as condições de pobreza e incrementar o desenvolvimento. “Sem um projeto educacional, sem um projeto de formação de recursos humanos, nossa região continuará extremamente comprometida”, pontuou.

JOVENS NA UNIVERSIDADE

Ainda durante o encontro promovido pela ALMG, o reitor da Unimontes salientou a importância do empenho dos parlamentares e governantes para o combate às desigualdades sociais e das ações para aumentar o ingresso da juventude no ensino superior. “Pedimos uma atenção especial para que a universidade esteja sempre em pauta, observando que pesquisas indicam que, de cada 100 jovens brasileiros, somente 12 chegam aos cursos superiores”, informou Antonio Alvimar.

“Temos um grande desafio que é colocar a nossa juventude dentro da universidade. Para isso, precisamos do apoio da ALMG para ampliar a oferta de cursos superiores e de cursos técnicos e qualificar a nossa juventude, com melhores condições de vida para o nosso povo”, concluiu o reitor da Unimontes.

Recomeça Minas – O que é?

O Recomeça Minas cria condições para que setores altamente atingidos pelos graves efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19 retomem suas atividades.

O plano pretende apoiar as empresas mineiras, manter e criar empregos e gerar recursos para o Estado. Para isso, o Recomeça Minas vai:

– Facilitar a regularização de dívidas tributárias, através da redução de multas e juros para pagamento à vista ou parcelado.

– Apoiar atividades econômicas fortemente impactadas pela pandemia, por meio da redução da carga do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e também da prorrogação de prazos de benefícios desse imposto.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia