Ao discursar durante a comemoração dos 60 anos da Unimontes, o reitor Antonio Alvimar Souza ressaltou a atuação da instituição como “universidade de integração regional”,  parceria com outras entidades de classe e órgãos públicos. “Esse é o nosso compromisso com o Norte de Minas: fincar as bases de uma universidade pública, de uma universidade que seja de todos, que seja capaz de escutar as demandas da sociedade perto de nós. Que possamos  continuar fazendo parcerias que venham atender a todos que precisam da universidade”, declarou.

Ele também enalteceu o papel da Unimontes de priorizar suas ações e projetos voltados para o atendimento aos anseios da sociedade, sem influência ideológica. “Que a Universidade não seja um espaço ideológico, mas uma universidade que possa investir no ensino, na pesquisa, na extensão e na prestação de serviços”.

Por outro lado, o gestor assinalou que “a Universidade é o lugar da diversidade. Ela deve colaborar para que a sociedade seja capaz de lidar com as diversas diferenças que são colocadas em nossas vidas.

Ao  se referir aos serviços prestados à comunidade pela Unimontes, o professor Antonio Alvimar mencionou a atuação do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), que atende gratuitamente uma população de 1,3 milhão de pessoas. O Pronto Socorro do hospital recebe diariamente mais de 280 pessoas.

Ele destacou os avanços da instituição na Extensão, na Pesquisa e no Ensino, e mencionou a expansão da Universidade fora de sua sede, com a implantação de 11 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Lembrou que, além da graduação, a Unimontes oferece cursos a distância, profissionalizantes, Pós-Graduação lato sensu e strito sensu (mestrados e doutorados), “levando seu trabalho a todos os cantos de Minas”.

“Hoje, podemos chegar a pontos mais distantes”, acrescentou o reitor durante o seu discurso. “Temos uma instituição que nasceu para ser uma universidade de integração regional”, disse. Nesse sentido, afirmou que o grande desafio hoje é a união de todos em prol do crescimento da instituição superior e do desenvolvimento sustentável da região.

O reitor Alvimar enfatizou ainda que a Unimontes tem “articulado o passado, o presente e o futuro” e, que, desta forma, a comunidade acadêmica tem se unido na superação dos desafios e da ampliação de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

“A Unimontes completa 60 anos como uma universidade madura. Que a instituição possa chegar a lugares aonde ainda não chegou. Que ela possa abrir novas fronteiras e novas perspectivas. Que venha iluminar e abrir novos caminhos como uma universidade de todos”, concluiu o reitor.

PRESENÇAS – Juntamente com o reitor, a vice-reitora Ilva Ruas Abreu, demais integrantes da gestão superior e da comunidade universitária, homenageados e convidados, participaram da solenidade comemorativa dos 60 anos da Unimontes os deputados estaduais Carlos Pimenta e Leninha Souza, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Claudio Rodrigues (Claudim); o comandante da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Gildásio Rômulo Gonçalves;  a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva; os ex-deputados estaduais Milton Cruz e Elbe Brandão, os ex-reitores Paulo César Gonçalves de Almeida e João dos Reis Canela, Participaram ainda juízes, promotores, comandantes de unidades da Polícia Militar, Bombeiro Militar do Exército, vereadores e dirigentes de entidades de classe, entre outros convidados.

ALMG aprova projeto do governador Zema para contratação temporária de servidores da educação
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade
Divulgadas obras literárias indicadas para o Vestibular próprio e PAES da Unimontes
Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário