As aulas pelo sistema remoto, relativas ao primeiro semestre da Unimontes, começaram nesta segunda-feira (22/2), de acordo com o calendário letivo de 2021. Diante do momento de pandemia pelo Novo Coronavírus (Covid-19) desde março do ano passado e com a recomendação do distanciamento social, a Unimontes precisou se adequar para a manutenção do atendimento à comunidade acadêmica.

O formato dos serviços continuará neste retorno das atividades dos cursos de graduação e de pós-graduação para professores e alunos em 2021.

Além de disponibilizar o hotsite www.unimontes.br/voltaasaulas2021, que concentra notícias, recomendações e publicações oficiais sobre os procedimentos no retorno às atividades letivas, a Universidade reforça como estão funcionando alguns destes serviços mais demandados pela comunidade acadêmica.

DIRETORIA DE GESTÃO DE CAMPI

O setor responde pelos serviços de segurança, transporte e de manutenção de infraestrutura e conservação. Excepcionalmente, diante do fluxo de demandas e da natureza dos serviços, o atendimento tem sido presencial neste período de pandemia, com o cumprimento dos protocolos de segurança e de distanciamento.

Como o retorno das atividades letivas manterá o sistema remoto, o acesso ao campus-sede segue restrito. Entrada somente pela portaria principal: Avenida Rui Braga (Bairro Todos os Santos). A portaria leste (acesso pela Avenida José Correa Machado) seguirá fechada por tempo indeterminado para manter o controle do fluxo de pessoas e de veículos. O acesso é permitido para os servidores que estão em regime presencial e professores e acadêmicos no atendimento de demandas periódicas.

Atendimento pelo telefone: (38) 3229-8068 e pelo e-mail dgc@unimontes.br, no horário de 8 às 17 horas.

COORDENADORIA DE APOIO AO ESTUDANTE

A Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró- Reitoria de Extensão, responde por diversas ações de auxílio aos acadêmicos como, por exemplo, o controle dos estágios não obrigatórios (remunerados) e as seleções para o Projeto Unimontes Solidária. Durante a pandemia, está funcionando em regime de teletrabalho, de 7h30 às 19 horas. O atendimento presencial está restrito às terças e quintas-feiras, de 7h30 ao meio-dia.

As demandas podem ser encaminhadas pelo e-mail cae@unimontes.br.

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

O Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) também é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e, neste período de pandemia, o atendimento presencial acontece somente por agendamento via e-mail nae@unimontes.br, de segunda à sexta-feira, de 7 às 13 horas. O atendimento remoto para demais demandas é por e-mail: nae@unimontes.br

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Diante das medidas adicionais preventivas adotadas pela Unimontes no período de pandemia e com o distanciamento social, com o acesso restrito e controlado ao campus-sede, o Restaurante Universitário está com o atendimento suspenso para o fornecimento do almoço e do jantar.

A possibilidade de retorno ao atendimento presencial está condicionada ao andamento do cronograma da campanha de imunização contra a Covid-19, simultaneamente ao cumprimento dos protocolos de biossegurança e das determinações do Governo do Estado e decisão dos conselhos superiores.

SECRETARIA GERAL

A Secretaria Geral funciona pelo sistema remoto, entre 7 às 20 horas. Os acadêmicos deverão utilizar o e-mail secretaria.recepcao@unimontes.br para solicitação de requerimentos diversos, tais como: solicitação de diploma/certificados, histórico, declaração de matrícula, planos de ensino, retorno ao curso, aproveitamento de estudos, trancamento de curso, aproveitamento extraordinário, transferência ex-officio, entre outros.

Os alunos utilizam o sistema www.webaluno.unimontes.br para acesso às informações individuais e das atividades curriculares do respectivo curso de graduação e de pós-graduação. Em caso de dificuldade de acesso, a solicitação de suporte pode ser feita pelo e-mail secretaria.recepcao@unimontes.br.

Já o www.webprofessor.unimontes.br é para o controle do diário eletrônico dos professores. O apoio em caso de dúvidas é feito pelo e-mail webprofessor@unimontes.br.

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

O sistema de Bibliotecas Universitárias do campus-sede e demais campi (setoriais) está funcionando de forma remota. O acesso é automático a partir da matrícula regular – com senha. A Biblioteca Virtual está integrada ao Software Pergamum: http://pergamum.unimontes.br/pergamum/biblioteca/. Em caso de dúvidas, há um tutorial para acesso: http://bit.do/tutorial_bv.

Os calouros deverão ser registrados no sistema virtual de Bibliotecas a partir de solicitação da coordenação de curso, com o envio dos dados para o e-mail biblioteca.central@unimontes.br, com os dados: 1) nome completo do aluno; 2) matrícula acadêmica; 3) CPF e 4) e-mail pessoal.

Para o professor e servidor que não possui cadastro, o registro deve ser feito também pelo e-mail biblioteca.central@unimontes.br, com o envio dos dados: 1) nome completo; 2) MASP; 3) CPF e 4) e-mail pessoal.

Sobre a devolução de livros, a entrega do exemplar ocorrerá somente diante do retorno das atividades presenciais no campus-sede e nos demais campi setoriais e não haverá cobrança de multas.

Para os acadêmicos próximos da graduação e que necessitam da declaração de “Nada Consta da Biblioteca”, o atendimento é por agendamento via e-mail biblioteca.central@unimontes.br, inclusive para a devolução dos livros. Já para solicitar a ficha catalográfica dos programas de mestrados e doutorados, solicitações pelo e-mail fichacatalografica.biblioteca@unimontes.br – mediante solicitação dos respectivos coordenadores.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária