“Nesta pandemia que vivemos, as universidades são as grandes responsáveis por produzir soluções, por meio dos seus pesquisadores ou formando profissionais que vão atuar na linha de frente das instituições de saúde”. As palavras foram proferidas pela reitora em exercício da Unimontes, professora Ilva Ruas de Abreu, ao presidir, na noite  de quinta-feira (18/2), a solenidade de outorga de grau dos cursos de Ciências Biológicas (Campus Unai), Pedagogia e Letras Português (extemporânea) do Campus Almenara, e de Tecnologia do Agronegócio (extemporânea) Campus Paracatu.

Por causa do distanciamento social, medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19), a cerimônia foi realizada pelo sistema online. Foi a nona solenidade de  colação de  grau promovida pela Unimontes no formato  virtual, desde o início da pandemia. Ao todo, foram graduados 20 profissionais.

Lavínia Fernandes Xavier, oradora oficial dos graduados, do curso de Pedagogia/Almenara, enalteceu a conquista dos novos profissionais titulados pela Unimontes. “Ao mesmo tempo que é angustiante a colação de grau nesse formato, a chegada até aqui é satisfatória. Como diz Paulo Freire, a educação não transforma o mundo, mas a educação muda as pessoas que transformam o mundo”, citou a oradora durante a solenidade.

INSTITUIÇÃO NÃO INTERROMPEU ATIVIDADES

Reitora em exercício, a professora Ilva Ruas Abreu enfatizou que a Unimontes vive “um momento único ao promover a cerimônia de grau diante dos desafios da pandemia, numa demonstração de que, mesmo diante do isolamento social, a instituição não interrompeu suas atividades, mantendo o ensino remoto.

“Vocês fazem parte de mais um grupo de alunos que colam grau, respeitando os protocolos estabelecidos pelas autoridades municipais, estaduais e federais e, ainda, pela Unimontes. Aprendemos juntos com vocês, a lidar com o ensino remoto, que possibilitou a conclusão da graduação nesta data”, comemorou Ilva Ruas, ao se dirigir aos graduados.

Ela lembrou que a pandemia trouxe uma série dificuldades, desafios e também ensinamentos. “O distanciamento social, a dor de tantas vidas perdidas, a insuficiência do sistema de saúde, o recrudescimento das desigualdades sociais, a importância e a fragilidade humana. Nem por isso, perdemos o essencial: a crença na ciência”, pontuou.

A reitora em exercício agradeceu a todos os coordenadores, professores  e acadêmicos dos cursos  de graduação, assim como ao servidores técnico-administrativos da Universidade. “Esta colação não pertence a um ou outro. É a nossa conquista”, concluiu a professora Ilva Ruas Abreu.

Museu Regional do Norte de Minas realiza chamamento público de exposições temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras