Na próxima terça-feira (26/11), será realizado o evento “Vídeo Teatro”, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A apresentação programada é a do espetáculo “Pra Nhá Terra”, produzido pelo Grupo de Teatro Mineiro “Ponto de Partida” e pelo grupo “Meninos de Araçuaí”. A exibição acontecerá às 15 horas, na sala 39 do prédio 2 – Centro de Ciências Humanas (CCH). A entrada é gratuita para a comunidade acadêmica e para o público em geral.

A iniciativa é da coordenação do curso de Artes/Teatro, como atividade do projeto de extensão do Teatro Universitário. O evento contará com a presença da atriz Tamires Fernandes, que participou do espetáculo “Pra Nhá Terra” e falará sobre a produção. Ela é acadêmica do terceiro período do curso de Artes/Teatro Unimontes.

NATUREZA

O Vídeo Teatro é coordenado pela professora Efigênia Alkimin, do curso de Artes/Teatro. Ela explica que o tema do espetáculo é a preservação da natureza e a relação do ser humano com o meio ambiente. “A expectativa é promover uma ação que tem como escopo principal o teatro em forma de vídeo, visando colaborar com a formação cultural dos participantes e com a propagação do conhecimento sobre o teatro de maneira dinâmica e sistemática”, afirma.

Conforme a coordenadora, seguindo a dinâmica do projeto, após a exibição do vídeo sobre o espetáculo “Pra Nhá Terra”, haverá uma roda de conversa com os alunos do curso, professores e convidados. A proposta é a discussão sobre o conteúdo, a estética, a forma e/ou gênero teatral, autor, diretor, atores, questões históricas, sociais e filosóficas da produção exibida.

Efigênia Alkimin lembra que o Vídeo Teatro, iniciado em setembro último, tem como principal objetivo é mostrar e discutir filmes que tenham relação direta com o teatro universal e o brasileiro. “A proposta é exibir vídeos e documentários sobre estéticas teatrais, grupos, personalidades, adaptações de peças para a linguagem cinematográfica, espetáculos de grupos brasileiros e internacionais, bem como qualquer outro tema que possa interessar aos apreciadores, estudantes e praticantes do teatro”, salienta a docente da Unimontes.

Vídeo Teatro
Exibição sobre o espetáculo “Pra Nhá Terra”

Grupo de teatro “Ponto de Partida” e grupo “Meninos de Araçuaí”
Dia: Terça-feira (26/11)