Reitor Antonio Alvimar durante a palestra para estudantes do ensino médio
(Fotos: Alex Sezko)

O reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza defendeu que o conhecimento é o instrumento mais poderoso para a transformação da realidade das pessoas, sendo, inclusive, eficaz para a conquista da autonomia humana.

“O estudo e o trabalho são ferramentas primordiais para que possamos mudar a nossa realidade e das pessoas a nossa volta, pois criamos uma consciência clara do nosso papel como cidadão e como transformadores da nossa própria realidade, não ficando refém de pensamentos alheios”, disse o reitor, durante palestra, na manhã desta terça-feira, para alunos da Escola Estadual Professora Dilma Quadros, no bairro Planalto, em Montes Claros, com o tema “A importância da Filosofia na educação básica.”

Recomendou que os estudantes tenham consciência de que são construtores dos próprios caminhos, sem tentar encontrar culpados para as próprias escolhas.

“Cada um de nós tem o poder de decidir o que deve ou não fazer, pois somos frutos de nossas escolhas e, portanto, não podemos transferir a responsabilidade dos nossos atos para outras pessoas, mas assumir os possíveis erros e, com maturidade, construir um novo caminho”, orientou. A filosofia, neste cenário, é fundamental para que o homem conheça a si mesmo e encontre caminhos, como a educação, para a sua evolução. “E a universidade está de portas abertas para ajudá-los nessa evolução com seus diversos cursos gratuitos e de qualidade, ofertados em diversas unidades no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Noroeste e região central de Minas Gerais.”

Graduado e com mestrado em Filosofia pela Unimontes, o professor Marcos Alves Pereira, organizador da Semana Filosófica da Escola Estadual Professora Dilma Quadros, destacou que considera inconcebível uma escola que não estimule o pensamento, valorize a filosofia, a razão e o pensamento organizado. Responsável pelo projeto Filosofia no Planalto – Uma filosofia para a vida, o professor aborda nos diálogos permanentes do programa temas como valorização da vida, autoestima, liberdade, bolha social, moral e ética, depressão, além de fé e razão. “É preciso sempre estimular o pensamento em prol do desenvolvimento humano”, pondera.

Professor de história na Escola Dilma Quadros, Evandro Vieira elogiou a aproximação da universidade com as escolas estaduais. Em sua visão, essa relação mostra aos estudantes que a universidade não está distante, revelando que é possível um aluno da rede pública freqüentar cursos superiores na Unimontes.

“O estudante percebe, agora, que seu campo expande e não trabalha mais com aquela falta de perspectiva anterior”, afirma.

Diretora da escola, a professora Zenaide Dias Santos, também graduada pela Unimontes, elogiou a aproximação da universidade com a rede estadual. Enalteceu que a participação do reitor na Semana Filosófica reforça a necessidade de se desenvolver um pensamento crítico em prol do crescimento do ser humano. Pensamento compartilhado pelo professor Hermelindo Júnior e pelos estudantes Adrian de Souza e Danielly Oliveira.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia