Índice de abstenção geral foi de 4,07%

Para o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2019), uma das principais portas de entrada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), os candidatos esperavam encontrar questões com nível de exigência mais elevado neste domingo (24) em Montes Claros, Belo Horizonte e mais 11 cidades. Por outro lado, bom número de estudantes afirmou dificuldades em resolver questões de física, química e matemática, por exemplo.

A opinião dos candidatos ficou bem dividida para os testes que foram aplicados pela manhã (candidatos da 1ª etapa) e à tarde (inscritos para as 2ª e 3ª etapas). Os trabalhos foram coordenados pela COTEC Concursos Técnicos via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Marcos Vinícius, Dayane Thainara e Maria Júlia Gomes Rodrigues

Candidatos da 1ª etapa, Marcos Vinícius, Dayane Thainara e Maria Júlia Gomes Rodrigues afirmaram que a ansiedade encerrou logo que começaram a resolver as questões da prova, no prédio 2, no campus-sede. Na saída do prédio, o trio trocou informações com outros candidatos, e afirmaram que o Paes poderia manter o perfil de questões dos últimos anos para quem vai tentar as últimas etapas.

Bethania Dourado e Gustavo Lopes Matos

Bethania Dourado e Gustavo Lopes Matos, namorados, da cidade de Francisco Sá-MG, trouxeram opinião parecida. “Tivemos dificuldades em química e matemática, mas o restante deu pra fazer com tranquilidade”, disseram, revelando  que incrementam a rotina semanal de testes e simulados na escola com os estudos em casa. Já Esther Emanuelle, de Vista Alegre, do distrito de Claro dos Porções, a 86,4km de Montes Claros, relevou dificuldades em conteúdos que não viu na escola que estuda e pretende se preparar melhor.

Esther Emanuelle, de Vista Alegre, do distrito de Claro dos Porções

Candidatos a uma vaga no curso de Engenharia Civil da Unimontes, Jhulio Sérgio e Camila Alves Brito avaliaram as provas parecidas com as do ano anterior, contudo depararam com questões de matemática “mais puxadas”. Elizabete Fernandes, de 16 anos, saiu de cabeça erguida, com um balanço positivo neste fim de semana. “Fui mal na primeira etapa, não estudei como deveria, mas aprendi. Pela rotina que estabeleci, com 3 horas de estudo diário, fiz uma boa prova”.

DOMINGO DIFERENTE

“Estou mais tranquila que ele. Por isso, quis garantir que a tensão e a ansiedade encerrassem ali na entrada”,  sorriu a comerciante Laura dos Santos Lima, que acompanhou o filho até o portão principal do prédio 2. A cabeleireira Cleia Rodrigues também se fez presente neste domingo na Unimontes. “Ele está ansioso desde o início do ano. É a vontade de ingressar numa universidade pública e gratuita. Acredito no meu filho. É inteligente e capaz”, torceu a mãe.

Este ano, o número de inscritos foi de 13.061 candidatos  – primeira, segunda e terceira etapas. O índice de abstenção geral foi de 4,07%, considerado o menor dos últimos 6 anos registrado pela Cotec. No ano passado, o índice geral de ausentes foi de 4,83%.

SEGURANÇA E PLANTÃO MÉDICO

Candidatos passaram pela revista eletrônica

Tanto a segurança como o atendimento médico foram reforçados com a inspeção geral realizada em cada candidato (revista eletrônica) e com o pronto atendimento médico no campus-sede, que disponibilizou médico e enfermeiro, com suporte do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A COTEC também prestou atendimento específico a 15 candidatos que solicitaram atendimento especial e foram prontamente atendidos. Tais candidatos tiveram o auxílio da coordenação dos Tradutores e Intérpretes de Libras da Unimontes. Dois candidatos foram eliminados por porte de equipamentos eletrônicos.

VAGAS, GABARITOS, RECURSOS E RESULTADO FINAL

Serão preenchidas 730 vagas somente para os inscritos na terceira etapa em 64 cursos de graduação, sendo 478 vagas em 40 cursos ministrados no campus-sede e 252 vagas em 24 cursos ministrados nos demais campi da Unimontes

Os gabaritos serão divulgados no site da Cotec nesta segunda-feira (25), conforme definido no cronograma. O candidato também poderá baixar as provas que estarão disponíveis no site oficial http://cotec.fadenor.com.br/

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras