“Como  professor e vice-reitor da Unimontes, agradeço ao Governo de Minas Gerais pelo recebimento dessa importante comenda. Trata-se de uma conquista compartilhada com todos que lutam e constroem a nossa instituição”. A afirmação é do vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza, que recebeu no sábado, 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes, em Ouro Preto, a  Medalha da Inconfidência, conferida pelo Governo do Estado.

 A comenda é maior honraria do Estado e foi entregue a 170 profissionais e personalidades que contribuem com o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Juntamente com o vice-reitor, foram homenageados mais dois professores da Unimontes: Romero Iago Freitas Mendes, diretor Assistencial do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF); e João Felício Rodrigues Neto, pró-reitor de Ensino. 

A solenidade de entrega foi presidida pelo governador Fernando Pimentel, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Antes, na primeira etapa da cerimônia, realizada na Praça Tiradentes, o governador depositou flores no monumento a Tiradentes e recebeu o fogo simbólico para o acendimento da pira da Liberdade. Aconteceram também a cerimônia oficial de tiros e o hasteamento da bandeira.

O vice-reitor Antonio Alvimar recebeu a “Grande Medalha”, o grau mais elevado da comenda. O professor Romero Iago Freitas Mendes foi condecorado com a Medalha Inconfidência. Já o professor João Felício Rodrigues Neto foi homenageado com a Medalha de Honra da Inconfidência.

“Dedico esta medalha a todos que lutam por uma cultura de paz. Dedico aos semeadores de esperança que, em meio ao pessimismo do presente, jogam as sementes do amanhã. Agradeço à minha família; meu alicerce. Agradeço à Igreja pela minha formação e disciplina e agradeço à Universidade Estadual de Montes Claros, lugar que exercito o respeito, a tolerância e o amor ao conhecimento”, acrescentou o vice-reitor da Unimontes.

RomeroIago JoaoFelicio

O professor Antonio Alvimar é bacharel e licenciado em Filosofia, mestre em Filosofia Contemporânea e doutor em Ciências Humanas – História Social. É docente do Departamento de Filosofia da Unimontes desde 1995.

Romero Iago Freitas Mendes é ortopedista e traumatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SCBJ), além de coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HUCF, professor de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da FIP-MOC e diretor assistencial do HUCF há dois anos.

O professor João Felício é médico, com mestrado em Epidemiologia e doutorado em Medicina Interna e Terapêutica. É professor titular de Clínica Médica da Unimontes e docente nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. É pró-reitor de Ensino da Unimontes desde 2012.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia