As revistas acadêmicas deverão contar com um maior apoio gerencial e suporte técnico para o incremento da publicação científica na Universidade Estadual de Montes Claros. O assunto foi discutido em reunião conduzida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, na última semana, com a participação dos setores de pesquisa, documentação, editora e da pós-graduação Stricto sensu em Letras.

Na pauta, foram analisadas as possibilidades de incremento como o acesso aberto ao Portal de Periódicos da Unimontes, além de ações estratégicas de preservação digital e a adoção de novas tendências na comunicação e na divulgação científica.

Atualmente, o Portal da Unimontes abriga 18 revistas científicas, a maioria vinculada aos programas de pós-graduação Stricto sensu, com utilização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – pela fácil adaptação aos processos de editoração em uso.

Na oportunidade, o reitor João Canela sinalizou positivamente para que o Portal de Periódicos Eletrônicos passe a contar com acompanhamento intenso e suporte técnico da DTI, enquanto que a Editora Unimontes e a Pró-Reitoria de Pesquisa cuidarão diretamente do apoio aos editores científicos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e outras agências de fomento.

reunião-dti-ddi-reitor

TRADUÇÕES

O interesse da Universidade, neste sentido, é de buscar investimentos em tradução e obtenção de DOI (identificador digital), além da admissão de revistas mais qualificadas na Coleção SciELO Brasil.

Estiveram presentes na reunião os pró-reitores de Pós-Graduação e Adjunto de Pesquisa, respectivamente, professor Hercílio Martelli Júnior e professor Antonio Dimas Cardoso, o coordenador do mestrado em Letras/Estudos Literários, editor da Revista Araticum e professor do Departamento de Comunicação e Letras, professor Osmar Oliva, o diretor da Diretoria de Documentação e Informação (DDI), professor Jânio Marques Dias e servidores da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

Conforme o professor Antonio Dimas Cardoso, em 2016, foi criado grupo de trabalho para acompanhar as publicações do Portal de Periódicos da Unimontes. “Isso tornou imprescindível a plataforma de divulgação e avaliação da produção intelectual, para contribuir para a melhoria da qualificação dos periódicos universitários”, explica.

TAGS:DTI