A importância no conhecimento na melhoria da humanidade e os avanços da instituição foram destacados na comemoração dos 49 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) na manhã desta terça-feira (24/05). Na oportunidade, integrantes da administração superior, coordenadores, chefes de departamentos, professores, alunos e servidores técnico-administrativos participaram de um culto ecumênico, que contou também com as presenças de autoridades e outros convidados.

O ato ecumênico foi realizado no  auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário), com reflexões do padre Antônio Alvimar de Souza e do pastor Warley Ramos da Silva. Logo em seguida, os professores e servidores técnico-administrativos participaram de um “café da manhã”, no casarão da antiga Fafil, prédio que sediou os primeiros cursos superiores da região e foi restaurado para a instalação do Museu Regional do Norte de Minas.

O aniversário da instituição superior é comemorado nesta data porque, em 24 de maio de 1962, através da Lei Estadual 2.615,  foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Unimontes, por intermédio da Constituição Mineira de 1989.  A Universidade já prepara para 2012 a comemoração do seu cinquentenário, que terá uma série de atividades,  envolvendo os diversos setores da comunidade acadêmica.

“Ao completar 49 anos de presença no Norte de Minas, a Universidade Estadual de Montes Claros nos leva a fazer uma reflexão sobre o papel do ensino superior no contexto histórico e cultural da nossa região”, afirmou o padre Antônio Alvimar de Souza. “A missão da universidade, em primeiro lugar, é a construção do ser humano e da vida”, observou.

Em sua pregação, o padre Antônio Alvimar, que também  é professor da Unimontes, enfatizou a relevância do conhecimento, que, salientou, “não pode ser dissociado do ser humano aprimorado”. Segundo ele, “o conhecimento não deve servir como significado de arrogância. O intelectual não deve ser colocado numa posição de intolerância.

Por sua vez,  o pastor Warley Ramos destacou que a Unimontes tem sido fonte de luz, levando transformação às regiões onde atua por meio do conhecimento e das ações de ensino, pesquisa e extensão.

O reitor João dos Reis Canela destacou o crescimento da Unimontes. “Hoje, temos a convicção da magnitude da nossa universidade, que enfrenta dificuldades extraordinárias, mas que enfrentadas por pessoas que demonstram um grande potencial para superar as adversidades”,  disse o reitor.

Ele destacou os avanços da Universidade Estadual de Montes Claros, notadamente na Pós-graduação Stricto sensu. Lembrou que a instituição já conta com oito cursos de mestrados próprios e um doutorado. “Os resultados na pós-graduação demonstram a grande responsabilidade que temos para com a universidade”, observou João Canela.

Por sua vez, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida destacou e agradeceu o trabalho dos gestores, professores, servidores técnico-administrativos, ex-alunos e demais pessoas que, de alguma forma, contribuíram com a universidade ao longo de quase meio século. “Temos que recordar a saga de abnegados que ousaram acreditar na criação de uma universidade. A Unimontes surgiu em Montes Claros, depois se expandiu para o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha, o Noroeste, a região Central e outras regiões de Minas,  construindo uma história de crescimento”, relatou a vice-reitora.

Confira fotos do evento.