A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completa nesta terça-feira (24/05), 49 anos de existência. Através da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962, foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), que, por intermédio da Constituinte Mineira de 1989, foi transformada na atual Unimontes.

Um culto ecumênico, a ser celebrado às 8 horas, no  auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário), marcará a comemoração do aniversário da universidade.  Participarão integrantes da gestão superior, professores, alunos e servidores técnico-administrativos da universidade, além de autoridades e membros da comunidade.

A Universidade  Estadual de Montes Claros tem atuação prioritária em uma vasta extensão, que corresponde a 30% do território mineiro, alcançando mais de 300 municípios. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus-sede, conta com 11 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha: Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí e ainda o Núcleo de Joaíma.

“São 49 anos de luta em prol da melhoria das condições sociais e econômicas do Norte de Minas e das demais regiões onde atua a universidade”, avalia o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. “A nossa universidade atua na construção de uma nova realidade social e cultural do Norte de Minas, de Minas Gerais e do Brasil. Através do trabalho da instituição, tivemos inúmeras conquistas que seriam impossíveis de serem sem alcançadas sem a presença da universidade”, complementa o reitor.

Ao longo de quase meio século de existência, a Unimontes já graduou 43.303 profissionais nas diversas áreas do conhecimento. Atualmente, conta com mais de 10 mil alunos matriculados.  Desse total, 6.881 acadêmicos são dos cursos de graduação, dos quais, 4.946 no campus-sede e 2.385 nos demais campi. A Unimontes oferece mais de 115 cursos, sendo 52 cursos de graduação regulares.

O incremento da pesquisa científica e tecnológica e da pós-graduação Stricto Sensu é um dos destaques da atuação da universidade nos últimos anos. O setor recebeu investimentos da ordem de R$ 12,9 milhões em 2010.  A universidade conta 250 projetos de pesquisa  em andamento e  48 grupos de pesquisa constituídos. A iniciação à pesquisa é priorizada, com a concessão de bolsas a 317 acadêmicos dos diversos cursos de graduação.

A Unimontes conta com oito mestrados próprios – das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Cuidado Primário em Saúde, Desenvolvimento Social, Letras (Estudos Literários), Produção Vegetal no Semiárido,  Zootecnia e História. Também foram iniciadas as atividades do doutorado próprio em Ciências da Saúde, o primeiro da história da universidade.

O corpo docente totaliza 1.358 professores. Cerca de 40% deles são mestres e doutores. A perspectiva é de aumentar esse percentual, tendo em vista os investimentos feitos na capacitação docente e na melhoria da qualidade do ensino.  Atualmente,  288 professores estão em processo de titulação (148 mestrandos e 140 doutorandos).

A Unimontes prepara também a comemoração dos seus 50 anos, que terá uma série de atividades, coordenadas por uma comissão organizadora,  com a participação de representantes dos diversos setores da instituição e da comunidade.