A efetiva contribuição da Universidade Estadual de Montes Claros para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde está inserida e do restante do Estado é demonstrada através da formação de recursos humanos. Ao completar 49 anos de existência, a instituição já graduou 43.303 profissionais nas diversas áreas do conhecimento.

Estudos realizados pela Pró-Reitoria de Ensino indicam que cerca de 80% dos egressos da instituição permanecem em seus municípios de origem, especialmente nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Além dos cursos do campus-sede, a Universidade Estadual de Montes Claros conta com 11 campi nessas regiões.

Assim, a Universidade interfere diretamente na melhoria da qualidade de vida nas áreas onde atua, seja por oferecer a oportunidade de uma carreira de nível superior ou por formar recursos humanos que garantem o atendimento da população nas áreas de saúde e educação. Além disso, qualifica profissionais que atendem as demandas das empresas.

Egressos da Unimontes

José Veloso Souto Júnior, ex-presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Divulgação)

MÉDICOS PARA O SUS

Na área de saúde, além de assegurar o atendimento direto aos segurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecido por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria, a Unimontes contribui com a melhoria do setor, através da formação de profissionais como médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros que atuam diretamente na assistência básica, nos municípios.

A importância da qualificação de profissionais para o setor é enaltecida pelo ex-presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), José Veloso Souto Júnior. “A Unimontes é o motor do desenvolvimento do Norte de Minas. A universidade é mais importante instituição regional, pois forma profissionais com perfil adequado para o SUS. Esta é uma característica própria universidade, que, talvez, seja a única no Brasil com esse perfil”, afirma Souto Júnior.

Ele ressalta que o curso de Medicina da Unimontes, desde sua criação, em 1969, tem uma condição diferenciada de outros cursos da área. “Basta verificarmos, por exemplo, como nasceu a antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), com a formação de profissionais compromissados em residir e trabalhar nos municípios do Norte de Minas. Isso foi uma idéia brilhante do saudoso médico e professor Mário Ribeiro da Silveira, um de seus fundadores”, recorda.

Egressos da Unimontes

Ariovaldo Melo Filho, presidente regional da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Divulgação)

PROFISSIONAIS PARA AS EMPRESAS

Não foi diferente a manifestação do presidente regional da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Ariovaldo Melo Filho, ao abordar a relevância do papel da Unimontes na formação de profissionais exigidos pelas empresas. “Além de ser um dos principais instrumentos de integração regional, a Unimontes oferece cursos de graduação adequados à realidade socioeconômica regional e que atendem plenamente à demanda dos diversos setores produtivos da região e do Estado”.

Ele salientou ainda que “a importância da atuação da Unimontes na profissionalização não se encerra no contexto de suas unidades como também através de parcerias importantes que são feitas com outras instituições de ensino superior, o que permite um atendimento aos estudantes além de suas fronteiras”.

Egressos da Unimontes

Salete Souza Nether, Superintendente Regional de Ensino de Montes Claros (Divulgação)

QUALIDADE DO ENSINO

Já a titular da 22ª Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, Salete Souza Nether, ressaltou que “a Unimontes tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento da educação básica em nosso município e região, tendo em vista a formação dos professores que estão à frente da docência nas escolas estaduais”.

Ela destacou ainda que “em sua grande maioria, esses professores são egressos da Universidade Estadual de Montes Claros. A superintendente regional de Ensino frisou ainda que “a maior comprovação da qualidade de ensino dos nossos professores é que houve uma diminuição das diferenças regionais no Estado”. E observou: “através da educação básica estamos conquistando os primeiros lugares nas avaliações de nossos alunos. E isso se deve em parte ao nosso professorado”.