A universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Observatório de Desigualdades e Discriminações Étnico – Raciais e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), promove o 1º Colóquio Internacional “Comunidades Tradicionais de Terreiro: desafios e estratégias para assegurar direitos, fortalecer a identidade e garantir a permanência”, a partir desta quarta-feira (29/11) e vai até sexta-feira (01/12). O evento acontece no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS Unimontes), prédio 06 do campus-sede.

Na programação do encontro, constam conferências, com palestrantes nacionais e internacionais. O objetivo é visibilidade à comunidade e à cultura de matrizes africanas, que está presente no Norte de Minas.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago com os membros da comissão organizadora do 1º Colóquio Internacional “Comunidades Tradicionais de Terreiro: desafios e estratégias para assegurar direitos, fortalecer a identidade e garantir a permanência”

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago recebeu terça-feira (28/11), a comissão organizadora do evento com seguintes professores: a coordenadora do Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-raciais, Maria Railma Alves, do Departamento de Política e Ciências Sociais, juntamente com as Cláudia Luz de Oliveira  e Ângela Cristina Borges (Departamento de Filosofia) e Denilson Meireles Barbosa (Departamento de História) ,   Leandro Luciano Silva Ravnjak (Departamento de Direito Público Substantivo), a mestranda Maria Luiza Oliveira; o Mestrando Luiz Fábio Pinheiro; e o representante do Conselho Municipal de Cultura,  Charlene Aguiar.

“É com muita honra que a Unimontes realiza um evento dessa envergadura e importância para o meio acadêmico e cultural do Norte de Minas. Quero expressar todo o apoio da reitoria e dizer que a Universidade precisa ser plural e acolher eventos como esses que fazem parte da nossa história. Conclamo a todos os professores, servidores, acadêmicos e comunidade em geral para estar presente e acolher os participantes com o carinho e respeito devido às matrizes africanas que estão a tantos anos presente na nossa cultura”, ressalta o reitor da Unimontes.

A coordenadora do Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-raciais, professora Maria Railma Alves agradeceu a acolhida do reitor e falou sobre o Colóquio. “O evento é uma estratégia política e cultural para possibilitar as trocas de saberes e fortalecer os vínculos intercomunidades e colaborativos entre os territórios e suas lideranças. Através da realização do Colóquio a Universidade terá oportunidade de ampliar suas áreas de conhecimento e possibilitar a inclusão de dos povos de terreiros, dos negros, dos povos originários e os demais sujeitos que historicamente, foram marginalizados do processo histórico, político e cultural.”

O Colóquio destina-se com especial atenção às comunidades tradicionais de terreiro do Norte de Minas Gerais, Casas de Axé e Terreiros, rurais ou urbanos, bem como a pesquisadores, professores, comunidade acadêmica em geral, representantes dos Núcleos de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-brasileiros e os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indigenas (NEABS e NEABIS), Movimento Negro e Movimentos Sociais que trabalhem e considerem o sagrado afrobrasileiro em suas pautas.

A professora do Departamento de Filosofia, Ângela Cristina Borges fala sobre o papel da academia para a inclusão dessas comunidades no meio social. “A realização desse Colóquio na Unimontes é um grande avanço no âmbito da Universidade, no sentido do que ela coloca no universo tendo que contemplar a diversidade e ao mesmo tempo combater o racismo religioso, admitir a existência das comunidades de Terreiros, que foram invisibilizadas, conclui a professora.

Programação

A programação de quarta-feira (29), terá início às 16h00 – Credenciamento (Hall do prédio 06 – CCBS Unimontes), 19h00 – Abertura do evento: Gira para o Senhor dos Caminhos – Ilê Branco de Tauamin (Mam’etu Sitaulaê e Tatteto Ojuadê – Montes Claros/MG) e 20h00 – Conferência – Identidade e Reconhecimento na Diáspora.

Informações e programação completo no site: https://projetocomunidades0.wixsite.com/1–col-quio-internac/programa%C3%A7%C3%A3o

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas