Será lançado oficialmente nesta terça-feira (24/4), o programa “Laços” – Psicanálise, Subjetividades Contemporâneas e Laço Social –, desenvolvido em parceria pela Universidade Estadual de Montes Claros com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A aula inaugural será sobre o tema: “Sujeito Adolescente e Laço Social”, às 19 horas, com a professora Andréa Máris Campos Guerra, no auditório das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC) – Bairro Ibituruna.

As atividades são gratuitas e abertas à comunidade em geral, especialmente para professores, acadêmicos e pesquisadores das áreas de Psicologia, Medicina, Serviço Social e Enfermagem. Outro público para o qual o evento está dirigido é formado por integrantes e técnicos do Sistema de Justiça da Infância e da Juventude e universitários de áreas afins.

Andréa Máris é graduada em Direito e Psicologia; mestre em Psicologia Social e doutora em Teoria Psicanalítica. É professora adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, e autora de estudos e pesquisas com ênfase em Psicanálise e Política; Adolescência e Infração e Clínica Psicanalítica.

SOBRE O LAÇOS

A professora Rosângela Silveira, da Unimontes, é uma das coordenadoras do Programa Laços e explica que a aula faz parte do Curso de Atualização: Adolescência Contemporânea e Laço Social. Conforme o cronograma inicial, até junho, serão realizadas quatro aulas. A organização envolve o Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva (Unimontes) e o Núcleo Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (PSILACS), da UFMG.

Ela explica que o Programa Laços tem um mês de implantação. Para a primeira aula “Sujeito Adolescente e Laço Social” são esperados 250 inscritos. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail programalacos.unimontes@gmail.com.

Programa “Laços”
Psicanálise, Subjetividades Contemporâneas e Laço Social
Motivo: aula inaugural do curso de atualização: “Adolescência Contemporânea e Laço Social”
Data: 24 de abril