Vinte projetos da Universidade Estadual de Montes Claros foram contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no âmbito do Edital Universal/2011. O resultado final das propostas selecionadas foi apresentado nessa terça-feira (13/12) e serão repassados aos pesquisadores da Unimontes recursos da ordem de R$ 418.852,66. De acordo com a Fapemig, o edital oferece em sua totalidade R$ 23 milhões de investimentos e registrou número recorde de propostas apresentadas (1.886) e aprovadas – 750.

As propostas da Unimontes estão relacionadas aos departamentos de Ciências Agrárias (5), Ciências Econômicas (4), Geociências (3), História (3), e Saúde da Mulher e da Criança, Política e Ciências Sociais, Biologia Geral, Odontologia e Ciências Contábeis (um projeto aprovado, cada um).

“Trata-se do edital mais aguardado no meio científico do Estado, por reunir maior volume de recursos”, analisa o pró-Reitor de pesquisa, professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, ressaltando a diversificação das propostas aprovadas, que abrangem diferentes áreas do conhecimento como as ciências agrárias, humanas, da saúde, sociais e sociais aplicadas.

A seleção de 20 projetos de pesquisa, completa o pró-reitor, “confirma uma vez mais o crescimento da investigação científica no âmbito da Unimontes”. A Universidade encaminhou à Fapemig 58 propostas de professores da instituição das quais 20 foram aprovadas.

PROJETOS E NOMES

Da Unimontes, foram aprovadas as seguintes propostas (e seus autores): “Microbiolização de mudas micropropagadas de bananeira, visando o controle de Meloidogyne Javanica” (coordenada por Regina Cássia Ferreira – R$ 21. 441,98); “Adubação nitrogenada e potássica em diferentes cultivares de maracujeiro irrigado na região Norte do estado de Minas Gerais” (Rodnei Facco Pegoraro – R$ 27.578,99); “Atenção primária e saúde materno-infantil em comunidades quilombolas do Norte de Minas Gerais” (Antônio Prates Caldeira – R$ 28.780,50).

E ainda: “A rede urbana norte-mineira: consolidação, dinâmicas recentes e refuncionalização – 1950 a 2010” (Iara Soares de França – R$ 31.207,73); “Identidade regional e hegemonia de classe no Norte de Minas: o papel dos intelectuais” (Laurindo Mekie Pereira – R$ 7.978,95); e “Monitoramento das mudanças do uso do solo urbano de Montes Claros-MG por imagens de satélites de alta resolução” (Marcos Esdras Leite – R$ 17.608,50).

Mais: “A contribuição das Universidades e dos institutos de pesquisa para a inovação industrial no Brasil” (Tânia Marta Maia Fialho – R$ 7.774,20); “Inclusão financeira e redução da pobreza: uma análise com base no padrão locacional das instituições de microcrédito em Minas Gerais” (Luciana Maria da Costa Cordeiro – R$ 16.419,90); “Estudo da trajetória acadêmica dos alunos dos cursos de graduação da Universidade Estadual – Unimontes, com base no ingresso pelo sistema universal e pelo sistema de cotas” (Maria Elizete Gonçalves – R$18.144,00); “Espacialização e estudo de doenças emergentes e reemergentes no semiárido norte-mineiro” (Anete Marília Pereira – R$ 20.577,90); “Determinação da vida de prateleira do leite pasteurizado” (Luciana Albuquerque Caldeira Rocha – R$ 16.415,70); “Ciência, ordem e educação: a ação médica na imprensa de Montes Claros – 1918 – 1930” (Regina Célia Lima Caleiro – R$ 16.533,30); “Reestruturação produtiva na produção do carvão vegetal no Norte de Minas Gerais” (Gilmar Ribeiro dos Santos – R$ 31.678,16); e “Entre a regra e a sedição: o cotidiano e os conflitos dos eclesiásticos nas Minas Setecentistas” (Renato da Silva Dias – R$ 13.461,86).

E finalizando: “Melhoramento genético de pinhão manso (Jatropha Curcas L.): obtenção de populações segregantes e cruzamentos interespecíficos” (Márcia Regina Costa – R$ 31.582,95); “Variações intrapopulacionais na fenologia da planta hospedeira afetam diversidade de herbívoros em Copaifera Langsdorfii – Fabaceae (Marcílio Fagundes – R$ 23.320,69); “Análise da expressão imunoistoquímica e do status de metilação do gene S100A na ocorrência de recidivas, invasão local e metástase locorregionais e na predição de sobrevida de pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço” (Alfredo Maurício Batista de Paula – R$ 41.330,73); “Períodos de interferência de plantas daninhas em sorgo sacarino no semiárido mineiro (Ignácio Aspiazú – R$ 23.987,20); “Execução de orçamento público: análise dos gastos com programas e projetos para o desenvolvimento social no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri” (Carlos Renato Theóphilo – R$ 11.487,00); e “Idosos e HIV/AIDS: a dinâmica da epidemia e do tratamento e perfis de idosos residentes em Montes Claros e Belo Horizonte – MG” (Marília Borborema Rodrigues Cerqueira – R$ 11.542,42).