O Coral Universitário da Unimontes realiza nesta sexta-feira (16), às 19 horas, o concerto “Natal do Casarão”. O evento integra as comemorações natalinas no âmbito da universidade e dentro da proposta da reitoria de ampliar e resgatar os espaços artísticos, culturais e literários da região no antigo Casarão da Fafil – iniciada com o projeto “A Gosto da Unimontes”. Além disso, o concerto marca o encerramento das atividades do Coral da Unimontes em 2011. A entrada é grátis.

O concerto Natal do Casarão, coordenado pela professora Aparecida Soares, tem como regente o maestro Waldir Pereira da Silva. Participam da apresentação cinco solistas e 50 coristas – entre professores, acadêmicos, egressos e convidados da comunidade em geral. O acompanhamento musical é do pianista Thiago André Souza Ferreira.

O espetáculo contará, ainda, com a participação especial dos grupos Acadêmicos do Samba e Camerata de Violões, ambos da Unimontes.

Segundo a professora Aparecida Soares, “a preparação musical para o concerto natalino começou ainda em agosto, através de ensaios semanais coordenados pelo regente Waldir Pereira Silva e com a colaboração dos professores Maria Amélia Castilho Feitosa Callado e Christiane Faria Vieira, além do regente-auxiliar Roberto Luiz de Oliveira Júnior.

Serão apresentadas no concerto Natal do Casarão tradicionais canções natalinas, além de partes das cantatas “Grandioso dom de amor”, de Randy Vader, e “Alegria ao mundo”, de John Peterson.

– O Coral Universitário foi criado em 1993, inicialmente como um projeto do departamento de Artes, com o apoio da coordenadoria cultural da pró-Reitoria de Extensão. O grupo – com 50 participantes – é formado basicamente por professores e acadêmicos da instituição, além de pessoas da comunidade. Ao longo de sua existência já realizou mais de 200 apresentações institucionais e em outras cidades, como Belo Horizonte e Aracaju.

Atualmente, o Coral Universitário integra o Programa Música, Cultura e Sociedade, do departamento de Artes, contando também com o apoio da coordenadoria de Extensão Cultural e da Pró-Reitoria de Extensão. Neste ano, o grupo realizou cerca de vinte apresentações, tendo participado do Encontro Nacional de Corais, promovido pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, em Montes Claros, e do IX Festival Paraibano de Coros, em João Pessoa/Paraíba. Ainda em João Pessoa, em novembro deste ano, os integrantes do coral participaram da oficina de Canto, Coral e Regência – Dinâmica de Ensaio, ministrada pelo maestro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), Eduardo Lchevitz.