A Universidade Estadual de Montes Claros apresentou nesta quinta-feira (15), o segundo volume da revista Intercâmbio, elaborada e produzida pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão a partir dos projetos realizados por professores e acadêmicos na área de abrangência da instituição. A publicação foi organizada pela professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães (pró-reitora adjunta) e contém artigos, resumos e relatos também de pessoas de outras instituições de ensino.

Um exemplar da revista foi entregue ao reitor João dos Reis Canela durante a reunião gerencial da administração superior da Unimontes, pela manhã, no Salão dos Conselhos. “Iniciativas desse gênero são fundamentais para o engrandecimento de nossa Universidade”, destacou o reitor. A pró-reitora de extensão Marina Ribeiro Queiróz fez questão de frisar que “esta é mais uma conquista da Pró-Reitoria de Extensão, que tem elevado o nome da universidade através de seus diversos projetos sociais. Essas ações extensionistas visam a melhoria da qualidade de vida das populações mais necessitadas da região”.

A segunda edição da revista Intercâmbio é composta de três seções: artigo, relato e resumo, distribuídos em 266 páginas. A publicação é da Editora Unimontes e dentre os trabalhos selecionados estão pesquisas sobre economia popular, rede de pesca, projeto Unimontes Solidária em municípios do Norte de Minas, Expresso Solidário (Minas/Piauí), comunidade quilombola do Agreste e violência na imprensa, dentre outros temas.

Na apresentação, a professora Jussara Carvalho Guimarães observou que, nesse segundo volume, há uma inovação importante para a academia, que é “a inclusão dos resumos dos trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses desenvolvidas por discentes e docentes”.

Ela informa ainda que “a revista Intercâmbio continuará a ser um espaço amplo de divulgação e apropriação de conhecimentos múltiplos” e conclui: – “Como bem disse o reitor João Canela, os talentos se descobrem a cada manhã: é nosso objetivo que fiquem registrados esses talentos de forma a não perdê-los no percurso da história”.