Os municípios de Minas Novas (Vale do Jequitinhonha) e São João do Pacuí (Norte de Minas) receberão as diversas ações voluntárias do projeto “Unimontes Solidária”, da Universidade Estadual de Montes Claros. Os locais foram definidos após visitas técnicas da equipe da Coordenadoria de Apoio ao Estudante, da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, e serão atendidos entre os dias 11 e 31 de janeiro – durante o período de recesso escolar.

Esta será a 21ª edição consecutiva do Unimontes Solidária, que existe há 11 anos como forma de aplicar na prática o conhecimento adquirido na academia. Os municípios escolhidos apresentam ainda IDH abaixo da média do restante do Estado. Os alunos e professores das diversas áreas do conhecimento da Unimontes desenvolvem ações de educação, saúde, esporte e lazer, cidadania, meio ambiente, arte, cultura, dentre outras.

Todas as ações serão estabelecidas de acordo com as demandas dos respectivos municípios – incluindo distritos e comunidades da zona rural. Cada cidade receberá 35 estudantes.

O cronograma estabelecido é o seguinte: de 11 a 19 de janeiro, em Minas Novas; e de 24 a 31 de janeiro em São João do Pacuí.

Para o coordenador da CAE e supervisor do projeto, professor Gilson Fróes, as atividades são altamente importantes e comprovadamente benéficas para as regiões e, ao mesmo tempo, para os alunos. “Os alunos e professores têm a oportunidade de facilitar o desenvolvimento nessas regiões por meio das ações voluntárias, o que permite aos participantes a ampliação do conhecimento e a articulação entre teoria e pratica”, ressaltou o coordenador da CAE.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia