Mais uma conquista para a pós-graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recomendou a proposta para o novo doutorado na área de Desenvolvimento Social da Unimontes. Os resultados da Apreciação de Propostas de Cursos Novos (APCNs) foram divulgados nessa segunda-feira (22/12). Este será o terceiro doutorado próprio da Universidade.

Conforme o relatório da Capes, o novo doutorado da Unimontes iniciará as atividades com conceito 4, de acordo com a avaliação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior. Foram analisados indicadores como produção científica, inserção internacional e titulação docente. O processo seletivo para a formação da primeira turma será realizado já no primeiro semestre de 2015. O número de vagas (assim como as linhas de pesquisa) será divulgado junto ao edital.

A proposta foi apresentada pela Unimontes à Capes em agosto último, mas o trabalho do corpo docente interdisciplinar do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) e da equipe da Pró-reitoria de Pós-graduação para a elaboração do projeto começou em 2013. Quanto ao PPGDS, estiveram envolvidos 16 professores, sendo 12 permanentes e quatro colaboradores – além do apoio dos professores visitantes.

“Cumprimentamos a todos os envolvidos por esta conquista para a Unimontes, que agrega valores substanciais aos resultados positivos que a instituição já experimenta na pós-graduação Stricto sensu. Este cenário foi estabelecido a partir de 2003, com a criação do nosso primeiro mestrado justamente na área de Desenvolvimento Social e foi incrementado com mais 11 mestrados e dois doutorados próprios”, enalteceu o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

CICLO

“Este doutorado completa e coroa um ciclo de atividades iniciado há 10 anos, quando o PPGDS iniciava o primeiro mestrado próprio da Unimontes. Cabe destacar que neste período mais de 150 mestres foram formados entre as 11 turmas concluídas. Não poderíamos neste momento, deixar de enfatizar o trabalho coletivo, envolvendo os docentes, discentes e servidores técnico-administrativos que acreditaram e se esforçaram para mais esta conquista”, pontuaram o pró-reitor e a pró-reitora adjunta de Pós-graduação, professor Hercílio Martelli Júnior e Juliane Leite Ferreira, respectivamente.

“Também é meritório frisar os esforços dos coordenadores que atuaram pelo Programa: a atual coordenadora, professora Luciene Rodrigues, além de todo apoio enveredado pela Reitoria neste processo. E ainda destacamos as parcerias importantes da Fapemig, CNPq e Finep em todo processo da pós-graduação”, acrescentou o professor Hercílio Martelli Júnior.

“Esta conquista tem uma dimensão ímpar para a nossa Universidade e, ao mesmo tempo, deve ser vista como um reconhecimento ao trabalho de um grupo inteiro. A área de Desenvolvimento Social foi a primeira a alcançar um programa próprio de pós-graduação Stricto sensu e, agora, conquistamos o primeiro doutorado institucional no âmbito das Ciências Sociais e Humanas”, destacou a professora Luciene Rodrigues, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS).

MESTRES

A Unimontes já possui dois doutorados próprios nas áreas de Ciências da Saúde e Produção Vegetal no Semiárido. Na área de Desenvolvimento Social, trata-se do primeiro mestrado implantado na Universidade. Em 10 anos, já foram titulados 153 mestres. Atualmente, são 41 mestrandos e uma nova turma já foi selecionada para começar os trabalhos em 2015 – com 20 alunos.