A escritora Yvonne de Oliveira Silveira, professora emérita da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), completa 100 anos nesta terça-feira (30/12). Presidente da Academia Montesclarense de Letras, neste ano, ela recebeu homenagem especial durante as comemorações dos 53 anos de criação da Unimontes, tendo em vista seus relevantes serviços prestados ao ensino superior do Norte de Minas. A educadora é uma das autoras do hino da instituição.

Yvonne Silveira contribuiu diretamente para a criação dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas. Participou da instalação da antiga Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP). Ela graduou-se em Letras, na primeira turma da FELP, que foi incorporada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), primeira unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes.

“Sinto-me muito orgulhosa de ter participado da criação da primeira faculdade de Montes Claros e muito feliz por ver a minha cidade progredir no setor da educação por conta da universidade”, declara a professora emérita, que antes da diplomação superior, atuava como docente da antiga Escola Normal de Montes Claros (atual Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro). Ela recorda que graduou-se aos 53 anos e de 56 alunas que iniciaram o curso de Letras em sua turma, somente seis concluíram o curso.

RECORDAÇÕES

A presidente da AML guarda boas recordações do período em que foi docente na universidade, onde lecionou as disciplinas de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa. “Guardo boas lembranças. Eu me esforcei para ser uma boa professora. Eu lutava e estudava muito para preparar as aulas”, descreve Yvonne Silveira, que teve quatro livros publicados – de autoria própria e em escritos em parceria com outros autores.

Ela também recorda da época em que Montes Claros (atualmente com 384 mil habitantes) era uma cidade pequena. “Lembro-me do tempo que ao redor da Praça da Matriz era de terra. Ali, aconteciam as cavalhadas, que reuniam muitas pessoas. As Festas de Agosto eram outra grande atração. A gente vestia vestido novo para assistir às festas”.

A escritora disse que tem na memória as boas lembranças dos seus ex-colegas professores e ex-alunos. “Tenho muita saudade dos meus colegas professores. Os meus ex-alunos são inesquecíveis. O meu desejo é que eles sempre progridam e possam trabalhar pela educação e pela cultura. Também desejo que, como não me esqueço deles, que eles nunca se esqueçam de mim”, afirma.

Agradecendo à Unimontes, ela também fez questão de dirigir uma mensagem ao atual reitor da instituição, João dos Reis Canela: “quero que o professor João Canela continue com o excelente trabalho que tem feito à frente da universidade, uma das instituições mais importantes de Montes Claros. Sem a universidade, a cidade não cresce”.

A professora Yvonne Silveira disse que, ao comemorar um século de vida, está preocupada com o futuro da humanidade. “Eu tenho a impressão que esta humanidade vai se extinguir no futuro, porque tudo no mundo gira em círculo. O universo foi iniciado e, naturalmente, teremos milhões e milhões de anos. Mas, assim como há planetas inabitados neste sistema solar, acredito que na terra também chegará o dia da extinção. O homem é um animal racional, que evoluiu e atingiu um grande progresso. Agora, apesar da tecnologia, a moral está entrando em decadência. Eu tenho a impressão que está retornando ao ponto inicial em que o círculo vai fechar”, opina.

Questionada sobre como imagina o mundo daqui a 100 anos, a escritora e professora respondeu: “nem sei como será o mundo. Mas imagino que o homem vai crescer cada vez mais no progresso intelectual. Aí, nem sei se as escolas terão utilidade. Não sei se os alunos vão aprender sozinhos, se haverá necessidade de professores com tanta tecnologia. Hoje, as criancinhas já sabem muitas coisas sozinhas”.

A professora Yvonne Oliveira Silveira dá a receita para uma pessoa chegar a 100 anos de vida, de maneira lúcida e saudável: “primeiro, tem que ter a bondade de Deus. Depois, tem que levar uma vida metódica e sem vícios. O segredo é ter uma vida metódica”.

Nesta terça-feira, em homenagem à escritora, a Rádio Unimontes (101,1 FM) reprisará o programas “Memória”, gravado em 2011 com a professora Yvonne Silveira. Será às 18 horas.

BIOGRAFIA

Filha do farmacêutico Antônio Feliciano de Oliveira e da dona de casa Cândida Peres de Oliveira, Yvonne de Oliveira Silveira nasceu em Montes Claros em 30 de dezembro de 1914. Graduou-se em Letras pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), da extinta Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Antes da formação superior com o curso Magistério, era professora da antiga Escola Normal de Montes Claros, atual Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Também já escrevia crônicas e poesias. Yvonne Silveira é professora emérita da Unimontes, onde lecionou as disciplinas de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa no curso de Letras. É autora de um grande número de crônicas, ensaios e poesias. Entre outras obras, em parceria com seu marido Olyntho Silveira (já falecido), publicou o livro “Brejo das Almas”. Em parceria com Maria José Colares Moreira, editou o livro “Montes Claros de ontem e hoje”. Juntamente com a professora Clarice Sarmento, é autora do hino da Unimontes.