A Universidade Estadual de Montes Claros será sede da próxima edição do Intermed/Minas, jogos de integração entre os acadêmicos dos cursos de Medicina de Minas Gerais, programada para o período de 6 a 9 de setembro de 2012. Será a primeira vez que a instituição receberá o evento desde a implantação da Associação dos Cursos Médicos do Estado, há 18 anos.

Em 2012, a Unimontes completará 50 anos de existência, que serão comemorados com uma série de eventos oficiais, cuja abertura está prevista para 6 de janeiro. O Intermed Minas integra o calendário especial para o Jubileu de Ouro da instituição.

A candidatura da Universidade Estadual de Montes Claros como sede dos Jogos foi lançada pela Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro, do curso de Medicina da universidade, com o apoio da Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão, Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) e da direção do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício.

A Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer também é parceira na iniciativa, a partir da cessão do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves para a realização dos jogos e oferta de alojamento das equipes visitantes, tanto neste local como nas escolas municipais. A programação contará ainda com eventos culturais e sociais.

NÚMEROS DO INTERMED

Esta será a 19ª edição do Intermed, que reunirá as representações esportivas das dez instituições de ensino superior que integram a Associação dos Cursos Médicos de Minas Gerais – além de quatro faculdades do Estado convidadas. A projeção dos organizadores é de reunir até quatro mil acadêmicos/atletas, além de 150 profissionais da área esportiva (professores, árbitros e mesários). As cidades de Juiz de Fora (2011), Conselheiro Lafaiete (2010) e Pará de Minas (2009) foram as últimas três sedes dos Jogos, que tiveram início em Barbacena, em 1994, sempre durante o feriado da Independência.

O professor Jiulliano Carlos Lopes Mendes, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante, reconhece a importância do trabalho da Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro, além de salientar que “a escolha da Unimontes como sede do Intermed/2012 é a concretização de um antigo anseio dos acadêmicos dos cursos de Medicina, dos dirigentes da instituição e da comunidade regional pelo fato de o Norte de Minas receber este evento pela primeira vez”.

Presidente da Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro, Frederico Salomão Ataíde, do 6º período do curso de Medicina, ressaltou o apoio recebido da comunidade acadêmica à proposta, em especial o apoio público do reitor João Canela e das equipes de dirigentes e servidores da Pró-reitoria de Extensão, CAE e do Centro Esportivo Universitário. “Sediar uma edição do Intermed é a concretização de um sonho dos acadêmicos do curso de Medicina que dividimos com toda a comunidade da Unimontes”, completou.

Serão realizados jogos (masculino e feminino) de futsal, handebol, vôlei, basquete, peteca, tênis de mesa, tênis de quadra e pebolim (totó), além de natação, xadrez, atletismo e judô. O futebol de campo será disputado apenas na categoria masculina. Os jogos ocorrerão no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício e no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.