A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer o curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da TerraPedITerra, pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor – Edital 23/2023). A iniciativa confirma o compromisso da universidade com a promoção da inclusão e da diversidade, bem como com a formação de educadores sensíveis às demandas das comunidades tradicionais.

A Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Terra é o primeiro curso deste formato no país, tendo sido aprovado para o atendimento às populações do campo, indígena e quilombola.

O curso terá duração de dois anos e meio, em regime de pedagogia da alternância (tempo escola e tempo comunidade) e será ministrado no Campus da Unimontes em Bocaiuva. Serão preenchidas 40 vagas. As atividades serão iniciadas no segundo semestre de 2024. As inscrições para o processo seletivo serão abertas ainda neste semestre.

A proposta do curso foi viabilizada por meio do Projeto Laboratório de Educação do Campo no Semiárido Mineiro: Diversidade, Território, Agroecologia (LabÉdoCampo), coordenado pela professora Magda Macedo.

O LabÉdoCampo é uma instância operacional da Articulação por uma Educação do Campo no Semiárido Mineiro e foi criado há 10 anos, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros. Desde então, por meio do projeto, são desenvolvidas ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, com eventos e diversas atividades diversas de formação em toda a região.

A partir da parceria com movimentos sociais, organizações e grupos de pesquisa, o LabÉdoCampo foi responsável pela elaboração do projeto de segunda licenciatura nos termos do edital PARFOR 2023, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES/MEC). A proposta do curso foi aprovada com louvor.

A proposta do curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Terra – PedITerra oferece uma oportunidade para aqueles que desejam se habilitar na perspectiva da educação intercultural, com enfoque nas realidades e desafios enfrentados pelas comunidades do campo, indígenas e quilombolas, e todos os alunos receberão uma bolsa no valor de R$ 700,00.

“O projeto é o fruto de uma semente plantada há muitos e muitos anos, regada com a água da esperança e a força coletiva dos Povos do Campo em diálogo com a universidade. Com esse fruto formaremos pedagogas e pedagogos para atender as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e os jovens e adultos da EJA nas Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas no Norte de Minas Gerais”, afirma a coordenadora do curso, professora Magda Macedo.

Para mais informações sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Terra na Unimontes, procure o LabÉdoCampo, sala X no Prédio 2 do CCH do Campus Darcy Ribeiro ou entre em contato pelo e-mail: labedocampo2022@gmail.com.

Curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Terra – PedITerra

Endereço de Funcionamento: Campus Bocaiúva
Titulação Conferida: Licenciado em Pedagogia Intercultural da Terra
Habilitações: Educação Escolar do Campo; Educação Escolar Indígena; Educação Escolar Quilombola (os alunos irão escolher uma habilitação)