A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer o curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da TerraPedITerra, pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor – Edital 23/2023). A iniciativa confirma o compromisso da universidade com a promoção da inclusão e da diversidade, bem como com a formação de educadores sensíveis às demandas das comunidades tradicionais.

A Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Terra é o primeiro curso deste formato no país, tendo sido aprovado para o atendimento às populações do campo, indígena e quilombola.

O curso terá duração de dois anos e meio, em regime de pedagogia da alternância (tempo escola e tempo comunidade) e será ministrado no Campus da Unimontes em Bocaiuva. Serão preenchidas 40 vagas. As atividades serão iniciadas no segundo semestre de 2024. As inscrições para o processo seletivo serão abertas ainda neste semestre.

A proposta do curso foi viabilizada por meio do Projeto Laboratório de Educação do Campo no Semiárido Mineiro: Diversidade, Território, Agroecologia (LabÉdoCampo), coordenado pela professora Magda Macedo.

O LabÉdoCampo é uma instância operacional da Articulação por uma Educação do Campo no Semiárido Mineiro e foi criado há 10 anos, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros. Desde então, por meio do projeto, são desenvolvidas ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, com eventos e diversas atividades diversas de formação em toda a região.

A partir da parceria com movimentos sociais, organizações e grupos de pesquisa, o LabÉdoCampo foi responsável pela elaboração do projeto de segunda licenciatura nos termos do edital PARFOR 2023, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES/MEC). A proposta do curso foi aprovada com louvor.

A proposta do curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Terra – PedITerra oferece uma oportunidade para aqueles que desejam se habilitar na perspectiva da educação intercultural, com enfoque nas realidades e desafios enfrentados pelas comunidades do campo, indígenas e quilombolas, e todos os alunos receberão uma bolsa no valor de R$ 700,00.

“O projeto é o fruto de uma semente plantada há muitos e muitos anos, regada com a água da esperança e a força coletiva dos Povos do Campo em diálogo com a universidade. Com esse fruto formaremos pedagogas e pedagogos para atender as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e os jovens e adultos da EJA nas Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas no Norte de Minas Gerais”, afirma a coordenadora do curso, professora Magda Macedo.

Para mais informações sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Terra na Unimontes, procure o LabÉdoCampo, sala X no Prédio 2 do CCH do Campus Darcy Ribeiro ou entre em contato pelo e-mail: labedocampo2022@gmail.com.

Curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Terra – PedITerra

Endereço de Funcionamento: Campus Bocaiúva
Titulação Conferida: Licenciado em Pedagogia Intercultural da Terra
Habilitações: Educação Escolar do Campo; Educação Escolar Indígena; Educação Escolar Quilombola (os alunos irão escolher uma habilitação)
Modalidade do Curso: Segunda Licenciatura
Duração do Curso: 02 anos e meio – 5 semestres
Regime Escolar: Pedagogia da Alternância (Tempo escola, tempo comunidade
Modalidade: Presencial
Forma de Ingresso: Processo seletivo especial
Turnos de Oferta: Integral
Número de Vagas Oferecidas: 40 vagas
Início do curso: segundo semestre de 2024

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana