A Universidade Estadual de Montes Claros sediará, no período de 25 a 27 de abril, o IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social (ENMSS). O evento terá como tema principal “O trabalho de assistentes sociais nas políticas sociais: um debate necessário”, aberto a estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais de Serviço Social e áreas afins.

Estão abertas as inscrições para o encontro e para a submissão de trabalhos para apresentação sob a forma de comunicação oral e mesas temáticas. As apresentações terão como eixos temáticos: Serviço Social, trabalho e formação profissional; Estado e Políticas Sociais; Lutas de Classes e Movimentos Sociais; Direitos Humanos, Ética e Serviço Social; Gênero, Raça, Etnia e Geração, além da Questão Urbana e Questão Rural.

Promovido pela coordenação do curso de Serviço Social da Unimontes, com o apoio da (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Regional de Serviço Social, o Encontro Norte Mineiro tem como finalidade estimular a formação continuada dos assistentes sociais.

O principal objetivo é alimentar de forma permanente o conhecimento e fortalecer a profissão no Norte de Minas Gerais, explica a equipe de coordenação do evento, formada pelos professores Diego Tabosa da Silva, Noêmia de Fátima Silva Lopes e Wesley Helker Felício Silva. A comissão apresentou o projeto do encontro ao reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e recebeu o apoio institucional.

A equipe coordenadora destaca que o ENMSS representa uma importante proposta de evento para todo o estado de Minas Gerais, extrapolando, portanto, a região do Norte de Minas, conseguindo mobilizar assistentes sociais de todo o estado e outras regiões do país, já que busca fortalecer a defesa dos direitos sociais e das condições de trabalho que amplie o acesso da população às políticas sociais.

Equipe de coordenação do ENMSSS.

O evento contará, também, com minicursos simultâneos acerca de temáticas relevantes e atuais, tais como a questão étnico-racial e o trabalho do assistente social nas políticas sociais; a divisão sexual do trabalho e os desafios para o trabalho profissional; o trabalho de Assistentes Sociais nas políticas para a população LGBTQIAPN+ no Brasil; o trabalho do assistente social na política de educação; o trabalho do assistente social na política de assistência social.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando a página eletrônica do encontro (https://unimontes.br/eventos/enmss). O valor da inscrição até o dia 12 de abril é de R$ 60,00 para profissionais, R$ 40,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 20,00 para estudantes de graduação.

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação sob a forma de comunicação oral também deverão ser inscritos através da página eletrônica do evento. Cada pesquisador poderá submeter até dois trabalhos. Informações adicionais pelo e-mail enmss@unimontes.br ou pelo telefone (38) 3229-8269

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas